Investidores e instituições: divulgação e acompanhamento dos riscos climáticos de suas posições financeiras

Investidores e instituições: divulgação e acompanhamento dos riscos climáticos de suas posições financeiras. Entenda melhor!

Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB) está em curso um esforço para que investidores e instituições divulguem e acompanhem os riscos climáticos de suas posições financeiras com base em métricas existentes de modo a contribuir para a construção de um consenso com relação à melhor forma de mensuração. 

Investidores e instituições: divulgação e acompanhamento dos riscos climáticos de suas posições financeiras

O Banco Central do Brasil (BCB) tem introduzido, gradativamente, parâmetros relacionados aos riscos ambientais e climáticos no processo de avaliação e seleção de investimentos e de contrapartes.

A alocação estratégica das reservas internacionais

Adicionalmente, os exercícios de otimização para a alocação estratégica das reservas internacionais levam em consideração diversas classes de ativos, incluindo aquelas associadas a títulos verdes ou green bonds.

Os desenvolvimentos referentes aos investimentos das reservas internacionais

Para mais informações sobre as iniciativas de sustentabilidade no Banco Central do Brasil (BCB), incluindo os desenvolvimentos referentes aos investimentos das reservas internacionais, o Banco Central do Brasil (BCB) disponibiliza o Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticas, conforme informa a própria instituição.

Risco de mercado 

De acordo com informações do Banco Central do Brasil (BCB), existem diversos componentes de risco de mercado relacionados à gerência das reservas internacionais. 

O risco de variação de preços das moedas

A principal é o risco de variação de preços das moedas que compõem as reservas e das taxas de juros nessas moedas. A moeda-base (numerário) utilizada pelo Banco Central do Brasil (BCB) para a gerência das reservas internacionais é o dólar norte-americano, explica a instituição.

A mensuração do risco de mercado total das reservas

Para medir o risco de mercado total das reservas e de cada uma dessas duas componentes principais, o Banco Central do Brasil (BCB) utiliza a medida VaR. Além disso, utiliza também o teste de estresse para medir a sensibilidade das reservas a fatores de risco.

A probabilidade de ocorrência é definida por nível de confiança 

A principal medida utilizada pelo Banco Central do Brasil (BCB) para avaliar o risco de mercado das reservas internacionais é o VaR, medida de risco que demonstra a perda de uma carteira, estimada para determinado horizonte de tempo, abaixo da qual a probabilidade de ocorrência é definida por nível de confiança definido, conforme explica a instituição em recente divulgação oficial.

Diariamente, calcula-se o VaR das reservas e da gerência ativa com horizonte de um dia e nível de confiança de 95%. Além do VaR total, também é calculado o VaR para as componentes de moedas e de juros (principais fatores de risco de mercado de exposição das reservas).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.