Banco Central do Brasil: análise de numerário

A análise de numerário é um serviço do Banco Central que permite o acompanhamento da análise de cédulas e moedas nacionais. Saiba mais!

De acordo com informações oficiais do Governo Federal (gov.br), a análise de numerário é um serviço do Banco Central do Brasil (BCB) que permite o acompanhamento da análise de cédulas e moedas nacionais, um importante serviço para a economia por diversas razões.

Banco Central do Brasil: análise de numerário

Conforme definição oficial, a análise de numerário é o serviço de acompanhamento da análise realizada pelo Banco Central do Brasil (BCB) de cédulas e moedas em reais que foram recebidas ou retidas pelos bancos por diversas razões.

De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), através do portal Gov.br, a análise de cédulas e moedas compreende os casos listados abaixo:

  • Moedas e cédulas falsas ou de legitimidade duvidosa;
  • Notas rasgadas e moedas danificadas;
  • Dinheiro proveniente de dispositivo antifurto;
  • Cédulas com defeito de fabricação.

Os dados da cédula ou moeda devem ser inseridos no sistema

O Banco Central do Brasil (BCB) informa que somente é possível acompanhar o andamento da análise a partir do momento em que os dados da cédula ou moeda são inseridos no sistema. Entretanto, é necessário informar o CNPJ para consultar o sistema como pessoa jurídica, ressalta a instituição.

Status de acompanhamento

O Banco Central do Brasil (BCB) informa que ao consultar o andamento da análise, a situação do numerário será exibida. O portal da conta Gov.br informa o que significa cada status:

  • A ser encaminhado

O dinheiro ainda não foi enviada ao Banco Central do Brasil (BCB) pela instituição financeira;

  • Recebido

A cédula foi recebida no Banco Central do Brasil (BCB) de maneira física;

  • Examinado

A cédula foi avaliada pelo Banco Central do Brasil (BCB) e o seu resultado foi definido como sendo dinheiro legítimo ou falso; e

  • Excluído

Conforme informa o Banco Central do Brasil (BCB), o registro da cédula foi excluído, por vários fatores, como erro de dados ou duplicidade de registro, por exemplo.

Retenção da cédula

Os bancos devem reter e encaminhar ao Banco Central do Brasil (BCB) as cédulas que provocarem dúvidas em relação à sua legitimidade. O prazo máximo para encaminhamento é de 30 dias (a partir da data em que a cédula foi retida pelo banco).

Prazos oficiais do Banco Central do Brasil (BCB) 

O prazo máximo é de 45 dias corridos nas praças onde não há representação do Banco Central do Brasil (BCB), informa o site oficial do Governo Federal. Assim sendo, o prazo para a conclusão da análise é de 20 dias, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.