Mercado de investimentos e o risco para novos investidores 

O mercado de investimentos tem se mostrado cada vez mais popular e flexível. Confira algumas dicas para novos investidores!

O mercado de investimentos tem se mostrado cada vez mais popular e flexível. Por isso, cada vez mais pessoas físicas estão buscando diversificar suas opções para investir.

Mercado de investimentos e o risco para novos investidores 

No entanto, como em qualquer ferramenta do sistema financeiro, é necessário que o investidor tenha atenção às diversas situações para que não caia em fraudes e golpes.

Sendo assim, o investidor deve se atentar a alguns pontos interessantes e inerentes ao mercado de investimentos para que aumente a sua segurança e aprofunde seu conhecimento. Veja algumas dicas relevantes para essa finalidade!

Conheça e entenda o mercado de investimentos

Primeiramente, conheça e entenda o mercado de investimentos. São muitas as opções para novos investidores, por isso, antes de escolher por uma ou por alguma delas, é importante que conheça como funciona o mercado.

Sendo assim, entenda o impacto da situação financeira e econômica externa no seu investimento, bem como, analise a volatilidade do mercado e verifique o seu perfil de investidor.

Perfil de investidor

O seu perfil de investidor é outro ponto de extrema relevância. Geralmente os novos investidores possuem um perfil menos arriscado, sendo assim, é indicado que inicie no mercado de investimentos por meio de opções de renda fixa.

São muitas as opções de renda fixa no mercado financeiro. Sendo assim, é importante que conheça todas elas e comece aos poucos.  O Tesouro Direto, por exemplo, permite que você invista valores baixos,  a partir de R$ 30,00. Sendo assim, pode ser interessante para você investir valores baixos e entender o comportamento do investimento para que possa direcionar valores cada vez mais elevados.

Fontes confiáveis

Busque por fontes seguras. Visto que são muitos os links falsos que te levam a investimentos que não existem, ocasionando prejuízos. Sendo assim, verifique os sites oficiais de instituições financeiras, em como, busque por obter informações através dos sites oficiais do Banco Central do Brasil e da Bolsa de Valores B3, por exemplo.

Se aprofunde no assunto por meio de especialistas. Sendo assim, você pode ler livros e consumir vídeos de pessoas que realmente entendem do mercado financeiro e não de pessoas que estejam querendo te vender um produto.

Não tenha pressa de tirar o seu rendimento da poupança

 Não tenha pressa de tirar o seu rendimento da poupança. Caso você esteja inseguro, é importante que estude um pouco mais e conheça o mercado de forma mais profunda para que você possa investir aceitando os riscos inerentes ao seu investimento e se certificando de que essa escolha é realmente sua. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.