INSS: saiba quais erros evitar ao pedir uma aposentadoria

Trabalhador deve ficar atento ao fazer a solicitação do benefício

Realizar um pedido de aposentadoria ficou cada vez mais fácil, em virtude das tecnologias disponíveis atualmente. É possível entrar com uma solicitação utilizando a internet ou um aplicativo para celulares. Dessa maneira, não é preciso ir até uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) presencialmente.

Depois da Reforma da Previdência, houve um aumento exponencial de pedidos de trabalhadores buscando a sua tão sonhada aposentadoria. No entanto, a grande maioria das pessoas não sabem como fazer a solicitação. Durante a pandemia, as agências ficaram fechadas, passando todo o processo para o meio online.

Entretanto, algumas questões básicas relativas ao processo geram dúvidas aos trabalhadores brasileiros. Podemos destacar os problemas relacionados à solicitação da aposentadoria e ao tempo de serviço do trabalhador. Desse modo, é necessário que se faça um planejamento, antes de dar entrada ao pedido.

Deve-se observar os erros que a maioria das pessoas fazem ao solicitar a aposentadoria do INSS. É preciso evitar quaisquer falhas que possam prejudicar o trabalhador neste momento tão importante de sua vida. Muitas vezes o contribuinte informa dados importantes erroneamente, portanto, deve-se ficar de olho.

Mudanças com a Reforma da Previdência

Muitos trabalhadores solicitantes de sua aposentadoria cometem erros relacionados às mudanças que vieram com a Reforma da Previdência. De fato, foram criadas novas regras para a concessão do benefício. É preciso que haja uma observância sobre as alterações relacionadas para se evitar erros futuros.

Um dos erros mais comuns são os relacionados aos requisitos mínimos para se aposentar, como idade e tempo de contribuição ao INSS. Nem sempre estas condições são as mais ideais. É importante observar, por exemplo, o pedágio de 50%, que pode diminuir consideravelmente o valor da aposentadoria.

O trabalhador, portanto, deve se informar melhor, ter em mente as regras relativas à sua solicitação de aposentadoria. Muitas vezes, a ajuda de um advogado especialista é necessária. Fazer um planejamento previdenciário é essencial, para que o trabalhador tenha os benefícios a que tem direito.

Erros mais comuns no processo de aposentadoria

1 – Falta de planejamento

O trabalhador que deseja se aposentar deve se planejar para que possa evitar quaisquer problemas relacionados e perder tempo e dinheiro com isso. É importante observar sua idade e seu perfil. Além disso, é preciso ter seus objetivos em mente. Com o planejamento é possível obter uma aposentadoria maior.

2 – Novas regras da aposentadoria 

Outra questão importante a se levar em consideração, são as novas regras da aposentadoria, instituídas com a Reforma da Previdência em 2019. É preciso entender as modificações relacionadas principalmente sobre o pedágio, que pode em alguns momentos, reduzir o valor do benefício.

3 – Aposentadoria das mulheres

Muitas pessoas não sabem, mas com as modificações feitas na Reforma da Previdência, a idade do trabalhador do sexo feminino, para pedir os benefícios relacionados a sua aposentadoria, passou para os 62 anos de idade. No entanto, em alguns casos, é possível receber o benefício mais cedo.

4 – Solicitação antes da hora

Outro erro comum das pessoas que fazem seus pedidos de aposentadoria é relacionado a uma solicitação antes do tempo. Vale ressaltar que mesmo alguns poucos meses a mais de contribuição, podem proporcionar um benefício bem maior. Portanto, é preciso ir com calma e garantir um valor da aposentadoria superior.

5 – Modalidade errada da aposentadoria

Neste caso, o solicitante da aposentadoria precisa conhecer melhor as três modalidades para a obtenção do benefício do INSS. Elas são: idade, tempo de contribuição e aposentadoria especial. Dessa maneira, é preciso saber qual o perfil do trabalhador e qual delas é a mais vantajosa.

6 – Problemas com a documentação 

Outro erro comum das pessoas que entram com um pedido de aposentadoria, é relacionado a documentação necessária para se fazer opedido. É preciso ter em mãos a carteira de trabalho, holerites, extrato do FGTS, comprovante de conta salário, rescisões, recibo de pagamentos, entre outros.

7 – Dados desatualizados

O trabalhador ao pedir a sua aposentadoria deve estar com toda a sua documentação em dia. Elas devem estar corretas, evitando assim, quaisquer problemas relacionados. O RG, CPF, endereço e o Número de Identificação Social (NIS), além do CNIS precisam estar atualizados.

8 – Ouvidoria e justiça do trabalho

O INSS analisa os processos de benefícios previdenciários em prazos variados. Em relação aos pedidos de aposentadoria, eles podem chegar a até 90 dias. Depois desse período, é possível apresentar uma reclamação devida à Ouvidoria do instituto, ou se for necessário, abrir um processo judicial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.