INSS: o consignado caiu sem que eu tenha solicitado. O que fazer?

Na última semana, o Governo Federal anunciou uma série de mudanças no empréstimo consignado do INSS

Em tempos de mudanças no empréstimo consignado, quadrilhas se aproveitam do momento para tentar aplicar golpes em segurados. E de acordo com informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), alguns desses criminosos realmente conseguem o que querem. Então é importante prestar atenção para não cair em fraudes.

Um dos pontos mais comuns de reclamação é a questão da chegada de um empréstimo consignado sem que o cidadão tenha solicitado nada. Ainda segundo o INSS, esse é um erro que vem se tornando mais comum nos últimos anos. Mas então o que fazer se isso acontecer com a sua conta no Instituto?

Nesta semana, o INSS divulgou um roteiro com o caminho que o cidadão que passa pelo problema precisa seguir. O primeiro passo é procurar o mais rapidamente possível a instituição financeira responsável pelo empréstimo para dizer que não solicitou nenhuma liberação de crédito neste momento.

Além disso, o cidadão também deve procurar pelo site oficial do consumidor.gov.br. Por lá, será necessário registrar uma reclamação oficial. A ideia é que o usuário realize o procedimento para fins de tratamento e exclusão de descontos. Segundo o INSS, esses são os dois passos mais urgentes para quem passa pelo problema.

Mas não são os únicos. O cidadão ainda pode solicitar formalmente um bloqueio de contratação de operações de crédito. Ele pode realizar o procedimento sem sair de casa, através do app ou site Meu INSS. Há ainda a possibilidade de realizar a operação por meio da central 135, que funciona entre 7h e 22h de segunda à sábado.

Como evitar golpes

O INSS também divulgou recentemente um guia com dicas para que as pessoas passem a ter menos chances de cair em golpes. As recomendações visam evitar não apenas as fraudes no consignado, mas em uma série de serviços. Veja abaixo

  • Observar o remetente das mensagens
  • Não clicar em links que chegam por e-mail ou mesmo aplicativos de mensagens, como WhatsApp
  • Não informar dados pessoais ou bancários em nenhuma hipótese para terceiros, seja via internet ou mesmo de maneira presencial.
  • Evitar compartilhar informações cuja fonte não seja conhecida.
  • Desconfiar de benefícios muito vantajosos
  • Desconfiar do caráter de urgência das mensagens.

Consignado do INSS

Na última semana, o Governo Federal anunciou algumas mudanças no consignado do INSS. Segundo o decreto já publicado no Diário Oficial da União (DOU), a margem de comprometimento subiu de 35% para 40%.

Além disso, o Governo também anunciou que cidadãos que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do próprio INSS também podem realizar a solicitação do crédito consignado do Instituto.

O Governo também liberou a solicitação de saldo por parte de cidadãos empreendedores no app oficial do Caixa Tem. Além disso, o Ministério da Cidadania ainda trabalha para regulamentar o empréstimo consignado voltado apenas para os usuários do Auxílio Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.