INSS: confira o calendário completo de pagamentos de abril

Governo federal já divulgou o calendário completo de pagamentos de abril para segurados do INSS

Neste dia 1º de abril, segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham mais do que o salário mínimo começam a receber a rodada de março de suas aposentadorias e pensões. Mas o fato é que muita gente já está de olho nas liberações de abril, e elas já têm data para serem iniciadas.

De acordo com o Ministério da Previdência, desta vez os pagamentos do INSS relativos ao mês de abril serão iniciados no próximo dia 24. Assim como nos meses anteriores, o cidadão vai precisar se basear no final do seu número do benefício (excluindo o que vem depois do dígito verificador) para saber quando poderá receber o saldo em sua conta.

Em abril, também não muda o fato de que o INSS deverá seguir dois calendários. Um deles é voltado para as pessoas que recebem o equivalente ao piso previdenciário nacional de R$ 1.412. O outro calendário é voltado apenas para os segurados que recebem qualquer valor acima de R$ 1.412.

O 13º salário do INSS

Desta vez, no entanto, os pagamentos do INSS devem passar por uma diferenciação. Em abril, estes cidadãos também receberão os repasses relativos ao primeiro depósito do 13º salário, que foi antecipado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio de um decreto.

Assim como ocorreu nos anos anteriores, a antecipação do 13º salário do INSS deverá impactar os segurados que recebem:

  • aposentadoria;
  • auxílio por incapacidade temporária;
  • auxílio-acidente;
  • pensão por morte;
  • auxílio-reclusão da Previdência Social.

A primeira parcela do 13º salário do INSS vai corresponder exatamente a 50% do valor da aposentadoria, pensão ou auxílio do segurado. Como dito, é este montante que será pago juntamente com os depósitos regulares neste mês de abril.

A segunda parcela doo 13º salário será paga apenas a partir de maio. Neste caso, os segurados deverão receber os outros 50% do benefício. Mas nesta etapa podem existir descontos do Imposto de Renda, sobretudo para os segurados que não possuem esta isenção

Os calendários do INSS

  • calendário para quem recebe o piso:
Final do benefícioData do depósito
124/abr
225/abr
326/abr
429/abr
530/abr
602/mai
703/mai
806/mai
907/mai
008/mai
  • Calendário para quem recebe qualquer valor acima do piso:
Final do benefícioData do depósito
1 e 602/mai
2 e 703/mai
3 e 806/mai
4 e 907/mai
5 e 008/mai

Consultando o valor do INSS

O cidadão não precisa sair de casa para saber quando poderá receber o saldo em sua conta. Esta verificação pode ser feita através do app ou site oficial do Meu INSS. Logo depois de realizar o login com a senha de acesso do GOV.BR, o usuário pode seguir para a opção Extrato de Pagamento.

Quem não tem acesso à internet, pode realizar esta verificação através da Central 135. Por este caminho, será preciso informar alguns dados pessoais, como o CPF, por exemplo. O atendimento por telefone está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

INSS: confira o calendário completo de pagamentos de abril
Cidadão pode consultar valores através do app do Meu INSS. Imagem: Reprodução

E o 14º salário?

 Ao liberar a antecipação do 13º salário ainda para o primeiro semestre, os aposentados passam a não ter o direito de receber qualquer tipo de adicional no final do ano, ou seja, justamente no momento das festas de natal e de ano novo, quando a maioria dos trabalhadores recebem o 13º.

No congresso nacional, existem algumas iniciativas para a criação de um 14º salário. Assim, os aposentados poderiam receber um adicional no primeiro semestre, e um segundo adicional no final do ano. O fato, no entanto, é que estes projetos ainda não foram votados, e hoje não há nenhum indicativo de pagamento de 14º para este público.

Em entrevista recente, o ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT) falou sobre o assunto.

“O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo porque senão o governo não aguenta”, disse Lupi.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.