INSS anuncia novas medidas surpreendentes para facilitar a vida dos idosos

Agora você pode resolver suas pendências sem precisar falar com um atendente, tudo pelo celular!

Em sua constante busca por aprimorar o atendimento aos aposentados, pensionistas e trabalhadores segurados, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) revelou uma inovação significativa.

Agora, ao entrar em contato através da Central de Atendimento por telefone, os segurados serão recebidos por recursos totalmente novos e distintos.

Assim, desde a última quarta-feira (10), os segurados que precisarem contatar o INSS pelo número 135 serão surpreendidos por uma nova ferramenta: um menu digital de autoatendimento diretamente na tela do celular.

Vale mencionar que este recurso está inicialmente em fase de testes, mas, de qualquer forma, promete facilitar e agilizar o acesso às informações e serviços do INSS de forma mais conveniente.

E então, quer ficar por dentro de todas essas novidades e saber mais detalhes sobre como utilizar esse novo recurso? Continue acompanhando este texto que elaboramos especialmente para você.

Modernização na Central 135 do INSS

INSS
INSS promove maior autonomia e facilita processos com atualizações na Central de Atendimento 135. Imagem: Canva.

Como mencionamos anteriormente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está implementando novidades na Central 135, buscando aprimorar a experiência de aposentados, pensionistas e todos que necessitam de contato telefônico com o órgão.

Agora, ao ligar para o 135, os cidadãos conectados à internet, seja por Wi-Fi ou dados móveis, serão direcionados para o menu digital, onde poderão encontrar uma variedade de opções para resolver suas demandas de forma autônoma e rápida.

Por outro lado, aqueles que não possuem conexão serão encaminhados diretamente para a central de atendimento, garantindo assim que todos tenham acesso aos serviços do INSS, independentemente da sua situação de conectividade.

Logo, uma das vantagens desse novo sistema é a recomendação para que os usuários, principalmente os idosos, utilizem o menu digital para resolver suas questões, sem a necessidade de falar com um atendente.

Afinal, isso proporciona uma experiência mais fluida, permitindo que os cidadãos realizem suas solicitações de maneira autônoma, no momento que lhes for mais conveniente.

É importante ressaltar que o atendimento digital não é obrigatório.

Os usuários têm a liberdade de optar pelo contato com um atendente a qualquer momento, bastando clicar em “voltar para a ligação” durante o processo no menu digital, para serem direcionados para o atendimento humano no 135.

Confira o que pode ser solicitado atualmente pela central

Mesmo com a digitalização dos sistemas e processos, a Central de Atendimento 135 continua sendo um importante recurso no acesso aos serviços do INSS. Isso especialmente para aqueles que não têm acesso à internet ou preferem interações por telefone.

Desde o ano passado, as chamadas feitas de celular se tornaram gratuitas, facilitando ainda mais o acesso aos benefícios.

Por meio deste canal, você pode:

  • Solicitar um novo benefício;
  • Agendar atendimento presencial para resolver questões específicas;
  • Consultar seu extrato de pagamentos de forma rápida e conveniente;
  • Verificar o andamento de seu pedido, mantendo-se atualizado em relação aos processos;
  • Solicitar reagendamento, caso seja necessário ajustar sua visita ou consulta.

Você pode se interessar em ler também:

Outras facilidades oferecidas pelo INSS

Além de promover maior acessibilidade e autonomia para os seus segurados, o INSS tem implementado ações para agilizar os processos de análises dos benefícios.

Assim, ciente da sobrecarga enfrentada pelos peritos médicos, o instituto tem promovido mudanças significativas para a requisição e aprovação de benefícios específicos, como por exemplo o auxílio-doença.

O foco principal dessas mudanças é a adoção de tecnologia para garantir uma avaliação mais rápida dos pedidos de benefício por incapacidade.

Conforme detalhado pelo presidente do INSS, agora os trabalhadores que se tornam incapacitados e recebem uma licença médica superior a 15 dias têm duas opções para solicitar o auxílio-doença:

  • Presencialmente em uma agência da Caixa ou do Correio: não é necessário agendar previamente. Basta apresentar o atestado médico que indica o período de afastamento e descreve a incapacidade;
  • Através do portal Meu INSS: uma opção acessível para aqueles que preferem realizar o processo de forma online;
  • Por meio da Central de Atendimento 135: os solicitantes podem fazer o pedido do auxílio-doença por telefone e apenas precisam levar o atestado médico até uma agência do Correio para concluir o processo.

Por fim, a perícia médica presencial também é dispensada em muitos casos. Dessa forma, tornou-se possível apenas submeter os exames comprovatórios, relatórios e outros documentos importantes no Atestmed.

Este, para quem ainda não está familiarizado, se trata de um sistema que permite que os peritos avaliem as condições apresentadas de forma remota.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.