Inicie o Seu Planejamento Financeiro – Veja Dicas

O planejamento financeiro é necessário e pode ser feito agora, Saiba como!

O planejamento financeiro é necessário para todas as pessoas, independentemente de suas rendas. No entanto, esse é um tipo de plano que pode ser feito em qualquer momento, considerando o seu momento financeiro atual.

Sendo assim, para que você tenha clareza sobre a sua situação real, é importante que faça uma separação de seus custos fixos e custos variáveis.

Separe custos fixos e variáveis 

Por definição, dentro de um planejamento, os custos fixos são os custos referentes ao seu custo de vida, ou seja, as contas de consumo de água, energia elétrica, internet, telefone, bem como, aluguel, plano de saúde e outras situações. Já custos variáveis são compras e aquisições que você faz na sua rotina, ou até mesmo, compras parceladas que você já tenha um controle maior.

Sendo assim, faça uma separação para que você verifique o quanto você de fato gasta e o quanto você tem disponibilizado para que você possa elaborar algumas ações.

Renegocie dívidas através do Feirão Serasa Limpa Nome

Por exemplo, caso você tenha dívidas pode ser interessante viabilizar acordos através de renegociações online. A Serasa oferece o Feirão Serasa Limpa Nome com descontos de até 90%, o que pode ser bastante positivo para o cliente.

No entanto, nessa situação específica é importante que você tenha um teto de gastos para essa finalidade. Pois, você corre o risco de criar um outro fluxo negativo ao tentar pagar as suas dívidas atuais. Sendo assim, não faça muitos acordos simultâneos, caso possua muitas dívidas.

Tenha a poupança com um hábito 

 Por conseguinte, é importante que você selecione valores para uma poupança, ainda que no início a poupança seja algo que não tenha um valor fixo direcionado.

 Ou seja, todos os valores que são oriundos de seus novos hábitos econômicos devem ser viabilizados para a poupança. Já que alimentando a poupança como hábito, você automaticamente passa a questionar mais os seus hábitos de compra e em longo prazo isso pode ser bastante benéfico.

Sendo assim, direcione valores para uma poupança com a finalidade de alimentar o hábito e, posteriormente, você poderá elaborar uma estratégia voltada para essa finalidade.

Novos hábitos em seu processo de controle financeiro

Já falamos sobre a metodologia do pote, caso você queira conferir basta clicar no destaque. Dessa maneira, você realiza os controles de rotina e cria hábitos que podem ser extremamente positivos para modificar a sua relação com o dinheiro, ainda que você precise ter paciência com o seu processo e se direcione através de seu planejamento, fazendo adaptações com o tempo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.