Infecções no coração e cérebro podem ser motivadas pela cárie

photo-1606811971618-4486d14f3f99
Banco de Imagens: Unsplash

A destruição dos tecidos calcificados do dente, denominada como cárie, pode ser vista como um simples problema de ordem bucal, entretanto, a condição quando não tratada pode levar a sérios transtornos à saúde.

Isso porque, a bactéria presente na boca, que inclusive, é mais acentuada devido ao consumo de açúcar e falta de higienização bucal; pode entrar em contato com a corrente sanguínea provocando infecções em outras regiões do organismo, inclusive, a generalizada.

A boca é considerada como uma porta de entrada de bactérias e vírus, diante disto, a falta de higienização, consumo de alimentos contaminados e lesões, como a cárie, podem acometer os diversos órgãos vitais, levando o surgimento de várias doenças.

Como surge a Cárie?

photo-1580183588424-fd3b5ad61242
Banco de Imagens: Unsplash

A cárie ocorre quando as bactérias presentes na boca absorvem e metabolizam o açúcar entre outros alimentos até fermentá-los, promovendo assim a liberação do ácido lático.

Esse ácido acaba destruindo os tecidos calcificados do dente, também conhecidos como esmalte ou cemento; fazendo surgir os buracos.

Quando não tratada precocemente, a cárie vai evoluindo e em muitos casos, chega a atingir a dentina e o nervo.

Além de causar dor, quando a cárie chega ao nervo, ela pode causar as temidas infecções, já que o local contem sangue.

Infecções motivadas pela cárie

Quando a bactéria da cárie chega até o nervo, ela acaba infectando o sangue, o que permite sua difusão e até alojamento em outros órgãos do corpo.

Dessa forme, os órgãos que estão mais fragilizados ao entrar em contato com a bactéria acabam se infeccionando, levando o paciente a quadros clínicos graves e até o óbito.

Órgãos como o coração, cérebro, pulmão e rim estão suscetíveis ao contato com a bactéria, que viaja pela corrente sanguínea, ocasionando ocorrências como:

  • Endocardite bacteriana
  • Infecção no rim
  • Artrite
  • Meningite
  • Embolia pulmonar

Além da cárie, bactérias transitórias que causam graves infecções podem entrar na corrente sanguínea através de outras lesões, como ferimentos na pele, cortes na gengiva e até durante cirurgias ou perfurações, como body piercing, mal esterilizadas.

O que fazer para evitar esses problemas causados pela cárie?

photo-1584516151140-f79fde30d55f
Banco de Imagens: Unsplash

Sem dúvidas, o primeiro passo para evitar esses problemas ocasionados pela cárie é preveni-la, ou caso já esteja com o dente comprometido, buscar o tratamento odontológico com urgência.

A prevenção da cárie é feita por meio da higienização bucal. Escovação, aplicação de fio dental e enxaguante devem ser as medidas adotadas diariamente, após cada refeição.

Além disso, realizar uma avaliação periódica com dentista pode potencializar ainda mais a qualidade dos dentes.

Veja também: Como acabar com o mau hálito

Alimentação saudável também pode ajudar

Uma alimentação mais natural e equilibrada pode ajudar a prevenir a cárie. Isso porque o alto consumo de açúcar é um forte gatilho para o surgimento da condição.

Alimentos ricos em cálcio como o iogurte, folhas verdes e a soja, por exemplo, também devem ser integrados a dieta do dia a dia, a fim de fortalecer ainda mais a saúde dental.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.