Importante! Alteração de dados bancários para receber Restituição do IRPF 2024: saiba como fazer

Prazo final se aproxima! Veja passo a passo como alterar sua conta e garantir o recebimento ágil da restituição.

No próximo mês, os primeiros contribuintes terão acesso às restituições do IRPF 2024, em sincronia com o término do prazo de entrega da declaração.

Aqueles que necessitam atualizar seus dados bancários para receber devem proceder com essa troca o mais rápido possível, pois o processo é ágil e realizado online.

A expectativa da Receita Federal é que até 31 de maio, data limite, aproximadamente 41 milhões de declarações do IRPF 2024 sejam submetidas.

Nestas declarações, os contribuintes devem informar seus rendimentos do ano anterior (2023) e o valor de seu patrimônio até o último dia do mesmo ano.

Além dos rendimentos, também é possível incluir despesas, as quais podem proporcionar ao cidadão a oportunidade de reduzir a tributação conforme a tabela de cobrança em vigor.

Assim, o sistema oferece descontos aos contribuintes, uma espécie de reembolso parcial dos gastos efetuados com a tributação, concedido através da restituição.

Ao submeter a declaração juntamente com o recibo, o sistema exibe uma prévia do valor a ser restituído.

Durante o preenchimento do documento, o contribuinte deve optar entre duas modalidades de recebimento da restituição: via PIX, utilizando seu CPF como chave, ou cadastrando uma conta corrente em seu nome para o depósito.

Enfim, continue lendo para uma compreensão detalhada deste tema.

Como atualizar os dados bancários para receber sua Restituição do IRPF 2024

IRPF
Contribuintes tem data limite para optar por alterar os dados bancários para receber a restituição do IRPF 2024. Imagem: Canva.

Se você precisa modificar a conta bancária registrada para receber a restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024, ou se cometeu algum equívoco ao digitar os dados bancários, saiba que é possível fazer essa alteração.

É importante destacar que erros na informação da conta bancária podem levar à impossibilidade de transferência por parte da Receita Federal. Por isso, é fundamental corrigir esses dados para garantir o recebimento da restituição.

Para atualizar suas informações bancárias, siga os passos abaixo:

  1. Antes de tudo, acesse o Portal e-CAC e faça login utilizando suas credenciais do Gov.br;
  2. No menu localizado no canto esquerdo da tela, selecione a opção ‘Meu Imposto de Renda’;
  3. Logo após, dentro do menu de serviços relacionados ao IRPF, clique em ‘Ver todos’;
  4. Em seguida, você encontrará uma seção específica sobre restituição; selecione ‘Consultar e alterar conta para crédito’;
  5. Posteriormente, verifique os dados bancários atualmente cadastrados e faça as edições necessárias;
  6. Por fim, confirme a alteração para garantir que os novos dados sejam utilizados para o crédito da restituição.

Você pode se interessar em ler também:

Quais são os possíveis obstáculos para o recebimento da restituição do IRPF 2024?

Por mais que o processo de liberação das restituições do Imposto de Renda 2024 seja geralmente ágil e eficiente, alguns fatores podem contribuir para atrasos.

Vale mencionar que, no primeiro lote, são priorizados os contribuintes que se enquadram em critérios legais específicos. Contudo, ao longo dos meses, outros critérios entram em jogo, influenciando quem recebe a restituição primeiro.

Afinal, a Receita Federal requer esse tempo adicional para garantir a precisão e a correção de cada declaração.

A análise minuciosa de cada documento, a liberação ou retenção, são processos que demandam tempo.

Além disso, diversos fatores podem contribuir para atrasos na liberação da restituição do IRPF, incluindo:

  • Envio da declaração após o prazo estabelecido;
  • Submissão da declaração com informações incompletas ou incorretas;
  • Registro de uma conta bancária inexistente para o recebimento da restituição;
  • Possibilidade de ser selecionado para a malha fina durante a análise da declaração.

Critérios de prioridade:

Para garantir o recebimento nos primeiros meses da restituição do IRPF 2024, é imprescindível atender a uma série de critérios estabelecidos pela Receita Federal. Estes critérios existem para garantir a prioridade aos contribuintes elegíveis, que são:

  • Idosos com mais de 80 anos: reconhecendo a necessidade de assistência prioritária, a Receita Federal concede prioridade aos contribuintes nessa faixa etária;
  • Idosos com mais de 60 anos: também considerando as necessidades específicas desse grupo, a Receita Federal prioriza os contribuintes com idade acima de 60 anos;
  • Portadores de doença ou moléstia grave: a legislação concede prioridade àqueles que possuem enfermidades graves;
  • Professores com o magistério como principal fonte de renda: valorizando a importância da educação, a Receita Federal também prioriza os contribuintes cuja principal fonte de renda é proveniente do magistério.

Além de atender a esses critérios, para receber a restituição nos primeiros meses, é necessário:

  • Enviar a declaração na versão pré-preenchida: utilizar essa modalidade de declaração facilita o processo de análise pela Receita Federal, agilizando assim o processo de restituição;
  • Optar pela restituição via PIX: a escolha dessa modalidade de restituição permite uma transferência mais rápida dos valores para a conta do contribuinte;
  • Entregar o documento logo nas primeiras semanas: quanto mais cedo a declaração for entregue, maior a chance de o contribuinte ser incluído nos primeiros lotes de restituição;
  • Optar pelo crédito privado usando a restituição como garantia de pagamento: essa opção permite ao contribuinte antecipar o recebimento da restituição, mediante acordo com instituições financeiras, utilizando-a como garantia.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.