APROVADO! Benefício financeiro do Imposto de Renda será concedido a mais de 200 MIL IDOSOS

Prioridade garantida milhares de idosos nos primeiros lotes de pagamento. Saiba como ter acesso ao benefício e consulte sua restituição.

A restituição do Imposto de Renda está prestes a beneficiar no mínimo 200 mil idosos com mais de 60 anos este ano.

A boa notícia é que esses beneficiários têm a chance de receber seus pagamentos já nos primeiros lotes, desde que tenham submetido suas declarações no início do prazo, que teve início em 15 de março.

A Receita Federal costuma liberar cinco lotes de restituição do Imposto de Renda anualmente, e a lógica é simples: os contribuintes que enviam suas declarações nos estágios iniciais do prazo têm prioridade nos primeiros lotes.

Isso ocorre porque o Órgão consegue processar essas informações mais rapidamente, agilizando a liberação dos pagamentos.

As projeções da Receita indicam a expectativa de 41 milhões de declarações para este ano, embora esse número possa variar.

No dia inaugural da entrega, em 15 de março, o governo federal já havia registrado o envio de 1,1 milhão de documentos, sinalizando um interesse significativo.

Além disso, os contribuintes têm a oportunidade de aumentar o valor da restituição ao informar suas despesas dedutíveis do ano anterior, desde que consigam comprová-las.

O cálculo realizado pelo Leão considera o montante pago pelo contribuinte em impostos e os descontos aplicados com base nessas deduções.

Assim, os descontos representam uma devolução parcial do valor pago em tributos. Em outras palavras, os contribuintes recebem de volta uma parte do imposto que pagaram. Quanto mais deduções legítimas forem apresentadas, maior será o valor a ser restituído.

Para esclarecer qualquer dúvida adicional e obter mais informações sobre o processo de restituição do Imposto de Renda, confira o texto abaixo.

Prioridade garantida para a restituição do Imposto de Renda para os idosos

Imposto de Renda
Milhares de idosos receberam a restituição do Imposto de Renda nos primeiros lotes. Imagem: Canva.

Os contribuintes que aguardam ansiosamente pela restituição do Imposto de Renda podem contar com um sistema que prioriza aqueles que mais necessitam.

A Receita Federal estabelece critérios específicos para garantir uma ordem de prioridade no recebimento dos reembolsos, beneficiando principalmente os idosos e outras categorias especiais de contribuintes.

Confira a ordem de preferência estabelecida:

  • Idosos com 80 anos ou mais: reconhecendo a importância de cuidar daqueles que dedicaram décadas ao trabalho e à sociedade, a Receita Federal concede prioridade principal aos contribuintes com 80 anos ou mais;
  • Idosos com 60 anos ou mais: aqueles com 60 anos ou mais também têm prioridade;
  • Contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave: levando em consideração as necessidades específicas desses contribuintes, o Órgão os inclui entre os prioritários para receber a restituição;
  • Professores: Os profissionais do magistério, cuja dedicação é fundamental para o desenvolvimento educacional e social, recebem também prioridade na restituição;
  • Utilizadores da declaração pré-preenchida e/ou que optaram pelo Pix: por ser um processo menos burocrático e mais facilitado para a análise estes também serão priorizados.
  • Demais contribuintes: por fim, os demais contribuintes aguardam na fila para receber a restituição, respeitando a ordem estabelecida pelos critérios anteriores.

É importante notar, por fim, que a cada novo lote de restituição, a Receita Federal estabelece uma data limite para o envio da declaração que será considerada para a seleção naquele lote específico de pagamentos.

Você pode se interessar em ler também:

Saiba como verificar o status do pagamento da restituição do Imposto de Renda

Para saber se você está incluído no próximo lote de restituição do Imposto de Renda, é necessário acessar os canais disponibilizados pela Receita Federal.

Geralmente, a consulta é liberada cerca de uma semana antes do pagamento ser efetuado.

O valor da restituição é depositado na conta corrente previamente cadastrada pelo contribuinte, ou na chave PIX vinculada ao número de CPF, caso essa opção tenha sido selecionada.

Caso haja necessidade de atualização dos dados bancários, é possível realizar essa modificação tanto pelo programa do Imposto de Renda quanto pelo canal utilizado para o envio da declaração.

A seguir, você poderá conferir o passo a passo para consultar a restituição do Imposto de Renda:

  1. Antes de tudo, acesse o site oficial da Receita Federal;
  2. Em seguida, localize e clique na opção ‘Meu Imposto de Renda’;
  3. Selecione então ‘Consultar restituição’ e, em seguida, clique em ‘Iniciar’;
  4. Logo após, preencha os campos com o número do seu CPF, sua data de nascimento e o ano em que você enviou a declaração;
  5. Por fim, aguarde a exibição do resultado para descobrir se você foi beneficiado com a restituição.

Calendário de consulta dos lotes de restituição

O pagamento das restituições do Imposto de Renda tem início em maio, coincidindo com o último dia de entrega da declaração.

Esse é o padrão de cronograma no qual os contribuintes que submeteram sua documentação dentro do prazo, sem qualquer erro que possa atrasar a restituição, são incluídos.

Se a declaração foi submetida com algum erro, mas foi corrigida até 31 de maio, ainda é possível entrar no calendário regular.

Caso contrário, é necessário aguardar pelo calendário dos lotes residuais, que ainda não têm data definida.

Lote de RestituiçãoData de Liberação
24 de maio
21 de junho
24 de julho
23 de agosto
23 de setembro
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.