Imagem profissional de qualidade: Como desenvolver uma boa imagem?

Desenvolver uma imagem profissional de qualidade garante uma carreira mais sólida e positiva. Para isso, é preciso ficar atento à forma de se vestir, de agir e de se portar diante de outros profissionais. Dessa maneira você conquistará mais as pessoas, passando uma imagem mais positiva sobre si mesmo.

Mas, como fazer isso? O que levar em conta na hora de desenvolver uma imagem profissional positiva? A seguir, você encontra algumas sugestões de resposta para esses questionamentos!

Como desenvolver uma imagem profissional de qualidade?

Para ter uma imagem profissional de qualidade é preciso trabalhá-la constantemente. Isto é, a nossa imagem profissional é viva e dinâmica, ou seja, não é algo que você “desenvolve uma vez e pronto”. Mas sim, é uma construção que deve acontecer de maneira constante, à medida que você interage no seu trabalho ou em outros ambientes corporativos.

Portanto, entenda que a imagem profissional não é montada a partir de uma receita. Ela deve ser construída dia após dia, a partir da sua postura.

Entendido isso, veja agora as nossas dicas:

1- Cuide bem da sua aparência – ela é a sua vitrine

Não estamos falando que você deve investir em procedimentos estéticos, ficar dentro de um padrão ou algo do tipo. Mas sim, estamos falando do essencial.

Cuidar da sua aparência é essencial sim, pois você é a sua vitrine. Entenda que “cuidar da aparência” está associado à forma como você cuida das suas roupas; a sua higiene pessoal; à maneira como você se veste; aos cuidados que você tem com a pele, unhas e cabelo; entre outros fatores.

Por mais sutis que esses detalhes possam ser para algumas pessoas, lembre-se de que eles são fundamentais. As pessoas que te vêem não conseguem conhecer tudo sobre você e, por isso, a aparência pode ser levada em conta.

2- Trabalhe a sua reputação de forma consistente

A sua reputação é o ponto-chave da sua imagem profissional de qualidade. Para isso, trabalhe-a com muito cuidado.

Mas, como a reputação pode ser trabalhada? Veja algumas dicas:

  • Seja uma pessoa pontual. Atrasos mostram desrespeito pelos outros.
  • Não aceite trabalhos que você não é capaz de fazer.
  • Saiba quais são os seus limites na hora de fechar um prazo.
  • Aprenda a dizer “não”.
  • Seja uma pessoa respeitosa com seus clientes e colegas.
  • Não seja do tipo fofoqueiro.
  • Procure ser uma pessoa proativa e focada no que deve ser feito.
  • Entre outras ações.

3- Desenvolva os seus conhecimentos sempre que possível

Manter-se qualificado também é importante. Por isso, busque sempre aprimorar os seus conhecimentos, seja com cursos gratuitos, palestras, podcasts, livros, pós-graduações, enfim! Busque sempre estar atualizado e dentro das tendências do mercado de trabalho. Isso certamente irá lhe ajudar a desenvolver uma imagem profissional de qualidade.

4- Desenvolva o seu networking e exponha-se profissionalmente

Investir no seu networking faz parte do desenvolvimento da sua imagem profissional de qualidade. Para isso, você pode usar as suas redes sociais e momentos de conversa no trabalho para conseguir encontrar novos parceiros para os negócios.

No LinkedIn, por exemplo, você consegue se expor profissionalmente, apontar os seus ideais e assim conquistar novas parcerias. Esteja presente nesses espaços!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.