Quantas horas de estudo por dia?

Quantas horas de estudo por dia nós devemos ter? Será que é possível estudar por 8 horas seguidas? E quem trabalha, como faz?

Essas dúvidas são muito recorrentes na vida de muitos estudantes, e não é para menos. Às vezes, a demanda de tarefas e atividades é tão grande que fica difícil selecionar a quantidade de horas de estudos. Porém, algumas reflexões e análises da própria rotina podem ajudar na hora de encontrar uma quantidade de horas alinhada à sua vida.

Acompanhe este texto e saiba mais sobre essas reflexões importantes.

Quantas horas de estudo por dia?

Não existe uma regra universal sobre quantas horas de estudo por dia é ideal. Embora existam estimativas, como alguns estudiosos que apontam que duas horas seguidas é interessante, mas que depois disso uma pausa deve acontecer, a realidade é que tudo depende de como você organiza a sua rotina e cuida da sua saúde.

O seu tempo de descanso, por exemplo, pode impactar expressivamente na quantidade de horas que você é capaz de estudar. Portanto, cuidado com os conteúdos que você vê por aí que acabam “cravando” a quantidade “perfeita” de horas de estudo por dia.

Talvez o que você possa fazer, para encontrar um equilíbrio na sua aprendizagem, é considerar a sua rotina e avaliar o que pode ser realmente funcional para o seu caso. Abaixo trouxemos alguns pontos que podem lhe ajudar nessa prática de autoconhecimento:

1. Avalie o seu tempo livre

Avaliar o seu tempo livre é um bom ponto de partida. Dessa forma, você poderá mensurar quantas horas por dia tem disponível para se dedicar aos estudos.

Vamos supor que você chega em casa, depois do trabalho, e tem cerca de 5 horas livres até o momento de dormir. Dentro desse horário, você tem que fazer a sua janta, arrumar a casa, tomar banho e preparar alguma coisa para o dia seguinte. Logo, sobram cerca de 2 horas e meia.

Esse é o tempo livre que pode ser usado na sua aprendizagem? Pense sobre isso.

2. Como está o seu descanso?

Apesar de você poder ter 2 horas e meia de tempo livre, lembre-se de que é preciso separar um momento para o seu descanso. Sem esse descanso, a mente pode ficar sobrecarregada, o que impede uma aprendizagem mais saudável e nutritiva. Sendo assim, considere analisar como está o seu descanso: Você tem dormido bem? Está conseguindo descansar à noite? O tempo livre, se for dedicado aos estudos, vai lhe deixar muito mais cansado?

Com essa análise você poderá mensurar ainda mais o tempo disponível para os estudos, de acordo com a sua realidade.

3. Saturação do cérebro e as pausas

Se porventura você tiver muitas horas livres para estudar, sem que para isso precise negligenciar o seu sono, considere analisar a saturação do cérebro. Isto é, de tempos em tempos faça uma pausa mais longa, para descansar a mente e permitir que o cérebro comece a assimilar tudo o que foi lido e aprendido.

4. Mensuração da aprendizagem

Por fim, para saber quantas horas de estudo por dia é o ideal para você, considere mensurar os seus resultados. Estudando X horas, você obteve qual resultado? E estudando menos, ou mais? Verifique isso até encontrar aquela rotina de estudos que combina com você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.