Como elaborar uma agenda de estudo?

Conseguir elaborar uma agenda de estudo é essencial para manter tudo em dia e, dessa forma, aumentar a satisfação e o bem-estar com relação aos estudos. Afinal, uma agenda bagunçada e sobrecarregada pode atrapalhar os nossos resultados, causando, inclusive, momentos de muito estresse e ansiedade.

Por conta disso, trouxemos algumas dicas super simples que podem ser colocadas em prática a partir de agora. Acompanhe e saiba mais.

Como elaborar uma agenda de estudo?

Para elaborar uma agenda de estudo é necessário estar disposto a se dedicar ao próprio cronograma. Na prática, isso quer dizer que não adianta ter uma agenda super bonita e bem elaborada, se a procrastinação costuma comandar a rotina, concorda? Devemos colocar em nossa mente a ideia de que se não fizermos no hoje, a tarefa separada, teremos o dobro para fazer amanhã. E esse dobro pode atrapalhar a absorção dos conhecimentos.

Sendo assim, considere tomar a decisão de seguir a sua agenda de uma forma relativamente regrada, respeitando as suas próprias metas. Claro que em situações adversas e contratempos nós podemos remanejar, mas devemos evitar ficar “jogando para frente” as nossas tarefas, pois, essa atitude pode custar nossa aprendizagem.

Vamos agora, portanto, ter uma visão geral de como elaborar uma agenda de estudo? Veja:

1. Saiba quais são todas as suas obrigações

Um bom ponto de partida é a análise de todas as demandas que precisam ser executadas. Isto é, saber quais são as tarefas do semestre da faculdade, como por exemplo, as datas das provas, entregas de trabalho e a quantidade de texto que deverá ser lido, são alguns dos pontos que devem ser analisados.

A partir dessa visão geral, torna-se mais fácil elaborar uma agenda de estudo, uma vez que teremos os subsídios para começar a montar etapas de estudos, de acordo com os prazos da faculdade, por exemplo.

2. Crie um planner e um calendário completo

Com a visão geral posta sobre a mesa, que tal iniciar a montagem de um planner semanal e de um calendário completo para o seu mês? Dessa forma, você pode ir dividindo as tarefas, dia após dia, de acordo com os prazos e a quantidade de atividades de cada matéria.

Lembre-se apenas de dividir as tarefas mais complexas em etapas, levando em consideração os seus limites de aprendizagem e de tempo – mas sem deixar de lado às regras e prazos da instituição.

Considere acrescentar todas as tarefas no seu calendário e planner. Isto é, até mesmo as coisas mais simples, como ler um pequeno capítulo de um livro, deve estar assinalada na sua lista de atividades. Assim, as chances de “se perder” poderão ser bem menores.

3. Estabeleça o seu horário de estudos

Por fim, lembre-se de que para elaborar uma agenda de estudo você também precisa assinalar, no seu checklist, qual será o horário dedicado aos estudos. Assim, você poderá separar este mesmo momento, todos os dias, para cumprir as tarefas separadas para aquela situação. E, dessa forma, constrói um verdadeiro hábito de estudos, que pode ser muito valioso para a sua carreira de estudante.

Boa sorte e bons estudos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.