Quantas matérias se deve estudar por dia?

Quantas matérias se deve estudar por dia? Será que realmente existe uma quantidade limite? 

Neste texto, trouxemos alguns apontamentos que podem lhe ajudar a elaborar uma rotina de estudos que respeite os seus limites e “caiba” no seu dia a dia. Afinal, dessa forma se torna viável construir um cronograma estruturado que viabilize o desenvolvimento de cada matéria, não é mesmo?

Acompanhe e inspire-se nas nossas dicas e ideias!

Quantas matérias se deve estudar por dia?

Quando você pensa na quantidade de matérias que se deve estudar por dia, o que lhe vem à mente? Ou ainda, quantas matérias você tem estudado por dia? Pense um pouco sobre isso.

Se você tem estudado várias matérias, avalie como tem sido os seus resultados. Será que a quantidade estudada tem afetado os seus resultados, ou não? Será que as matérias estão sendo excessivas?

Você pode fazer essa avaliação para auxiliar na hora de traçar o limite de matérias ideal para o seu perfil. Outros pontos podem ser considerados:

1. Avalie a sua rotina

A sua rotina precisa ser levada em conta na hora de saber quantas matérias se deve estudar por dia, de acordo com o seu perfil de estudante. Afinal, do que adianta dizer que é possível estudar 10 matérias por dia se, na prática, você tem tempo para duas? Pense sobre isso e avalie o tempo disponível para os seus estudos, respeitando os seus limites de foco e aprendizagem.

2. Avalie os seus prazos

Depois de avaliar a sua rotina como um todo, considere avaliar os prazos de cada matéria. Saber o tempo disponível para ler cada livro, fazer cada atividade e concluir cada trabalho é de suma importância para dividir as demandas em dias. Assim, você poderá incluir 3 matérias nos seus estudos diários, uma vez que percebe que essa dinâmica permite a conclusão de todas as demandas em tempo hábil.

3. Considere as pausas entre as matérias

Para selecionar quantas matérias se deve estudar por dia, lembre-se de considerar uma pequena pausa entre um conteúdo e outro. Assim, as chances de assimilar o que você acabou de ler podem ser maiores. Portanto, leia e faça uma matéria, pause e descanse a mente por alguns minutos (não precisa ser muito, mas sempre fique atento aos sinais de excesso e exaustão), e em seguida inicie a outra matéria.

Além disso, lembre-se de sempre rever o que foi estudado anteriormente, quando iniciar uma nova matéria. Desse modo você pode se “familiarizar” novamente com o tema, facilitando a aprendizagem dos novos conteúdos.

4. Construa um cronograma equilibrado

Considere criar um cronograma equilibrado, que respeite os prazos e o tempo diário que você tem disponível para se dedicar aos estudos. Desse modo, será possível encontrar quantas matérias se deve estudar por dia, de acordo com a sua realidade.

Não existe quantidade, existe qualidade

Ao invés de querer mensurar quantas matérias se deve estudar por dia, considere mensurar a sua aprendizagem. Quando você estuda 5 matérias, tem qualidade na aprendizagem? Quando estuda 2, a qualidade é maior? Pense sobre isso, avalie seus resultados e monte uma rotina alinhada a você.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.