História Geral: o Império Latino

O tema pode cair nas suas provas

Império Latino: um resumo completo sobre o tema

O Império Latino, cujo nome original era Imperium Romaniae, foi um Estado fundado depois da Quarta Cruzada.

O assunto pode ser abordado em questões de história geral que analisem aspectos da Idade Média e, mais especificamente, da Baixa Idade Média.

Assim, para que você possa compreender o tema corretamente, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre o Império Latino. Confira!

Império Latino: introdução

O Império Latino, também conhecido como Império Latino de Constantinopla, teve início no ano de 1204 (ano de sua fundação) e terminaria somente no ano de 1261. Os seus fundadores participaram da Quarta Cruzada e, depois da tomada da cidade de Constantinopla, criaram aquilo que ficou conhecido como “Estado Cruzado”.

Império Latino: características 

O Império Latino tinha como principal objetivo substituir o Império Bizantino e, dessa forma, se consolidar como o legítimo sucessor do título de Império Romano do Oriente. Ainda, o plano original também previa a substituição do imperador grego por um imperador católico. Nesse processo Balduino I foi nomeado, em 1204, o primeiro imperador católico do império que havia sido criado.

O Império Latino exigiu territórios que antes estavam sob a administração do Império Bizantino. Entre eles, podemos citar o reino de Tessalônica e os Estados cruzados.

Porém, muitos deles ficaram com os Estados inimigos e a família real prosseguiria em diversos conflitos ao longo dos anos para consolidar o controle sobre essas regiões.   

Império Latino: problemas 

Devemos ter em mente que, durante a Alta e a Baixa Idade Média, somente o papa poderia consagrar um indivíduo como imperador dos romanos. Um papa foi o responsável, por exemplo, pela coroação de Carlos Magno, imperador do Sacro Império Romano-Germânico.

Balduíno I recebeu o título de imperador católico, mas não foi coroado pelo papa da época, que era Inocêncio III. Dessa forma, para evitar a eclosão de um conflito com o papa, Balduíno decidiu usar apenas o título de imperador da Romênia.

Império Latino: desfecho 

O final do Império Latino aconteceu em julho de 1261, após Miguel VIII realizar a reconquista de Constantinopla e destituir o Imperador Balduíno II.    

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.