PLS: metodologia e apuração de dados

Saiba como funciona o Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), sua metodologia e apuração de dados. Saiba mais detalhes!

Conforme informações oficiais da Secretaria Especial de Administração, para mensurar os resultados alcançados, conforme metas e desafios estabelecidos no Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), foi realizado um levantamento no âmbito das diretorias da Secretaria Especial de Administração.

PLS: metodologia e apuração de dados

O levantamento foi feito para a apuração dos dados, utilizando-se, como instrumento uma planilha consolidada de acompanhamento, contendo todas as ações pactuadas no Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) e, ainda, as eventuais ações adicionais propostas nos relatórios e instrumentos dos exercícios subsequentes, assim como os indicadores de monitoramento sugeridos pela IN nº 10, de 12 de novembro de 2012. 

Subcomissão de Elaboração e Revisão do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS)

De acordo com a Secretaria Especial de Administração, para o desenvolvimento das atividades, os membros que compõem a Subcomissão de Elaboração e Revisão do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) foram orientados quanto ao preenchimento do referido documento, a fim de registrar o andamento das metas, ações e/ou eventuais projetos inseridos na temática de sustentabilidade. 

Os resultados foram discutidos pela Comissão Gestora

À Comissão Gestora coube discutir e analisar os resultados alcançados, registrados no formulário ora citado. A Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) assevera que as informações consignadas no presente relatório, além de demonstrar o êxito dos esforços empreendidos no desenvolvimento das ações, possuem um papel norteador fundamental para a definição de novas ações em torno do tema e propor a revisão das práticas em execução, explica a Secretaria Especial de Administração através documento divulgado oficialmente.

Painel PR – Sustentável

O monitoramento das ações, realizado pelas Diretorias que integram a Comissão Gestora, por meio da Subcomissão de Elaboração e Revisão do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), considerou, dentre outras fontes, dados consolidados com o uso de ferramenta de monitoramento, intitulada Painel PR – Sustentável, bem como levantamentos realizados nas unidades envolvidas. 

Redução de consumo de recursos naturais

Conforme informações da Secretaria Especial de Administração, o acompanhamento dos dados confirma a tendência de redução do consumo de energia elétrica, água, copos descartáveis e impressos, considerando a série histórica de consumo a partir de 2018, ano de implantação do Plano de Logística Sustentável da PR. 

Indicadores e dashboards

Além dos indicadores monitorados no painel estratégico, levantamentos realizados nas unidades apontam o estágio de evolução das demais ações estabelecidas, destaca a Secretaria Especial de Administração. Ademais, o monitoramento também evidencia resultados de ações pontuais ou intervenções geradas pelas unidades responsáveis e/ou envolvidas, dada a transversalidade do tema, informa a Secretaria Especial de Administração. 

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