Habilidades valorizadas que você deve ter

As habilidades valorizadas podem fazer toda a diferença no seu currículo. Investir no desenvolvimento de cada uma delas é, em essência, investir no seu desenvolvimento profissional.

Quer saber mais sobre essas possibilidades que podem mudar e impulsionar a sua carreira? Então acompanhe este conteúdo e saiba mais!

Conheça algumas das habilidades valorizadas e invista no seu desenvolvimento profissional!

Existem diversas habilidades que são valorizadas no mercado de trabalho. Dependendo da área de atuação, as habilidades eleitas “as melhores” podem mudar. De todo modo, elencamos as principais para que você já comece a se desenvolver e, quem sabe, impulsionar a sua carreira:

1. Comunicação assertiva e clara

A comunicação assertiva, clara e objetiva é uma das habilidades valorizadas em todos os tempos. Afinal, quando sabemos nos comunicar, sabemos delegar, convencer, entender o outro, e por aí vai. Portanto, se você ainda tem grandes dificuldades para se expressar, que tal trabalhar isso a partir da agora?

2. Escuta ativa e observação

Saber escutar ativamente e observar o que acontece em nossa volta também são habilidades valorizadas. Isso prova que você estuda o ambiente, ouve o que lhe é dito e consegue colocar em prática estratégias mais alinhadas à cada situação específica.

3. Capacidade de negociação

Saber negociar, nos dias atuais, é muito importante. O tempo todo você negocia com colegas de trabalho (delegando tarefas); com clientes (vendendo ou cobrando algo); com seu próprio chefe (solicitando alguma coisa); e assim por diante.

Dessa forma, essa habilidade tende a ser muito valorizada pois ela pode abrir caminhos bastante interessantes.

4. Inteligência emocional

A inteligência emocional auxilia na hora de lidar com o estresse, a ansiedade, etc. Além disso, a inteligência emocional evita ações impulsivas que possam colocar o trabalho a perder. Por isso, é considerada uma das habilidades valorizadas.

5. Gestão de tempo

Saber gerir o tempo de forma equilibrada e organizada é indispensável nos dias atuais. Toda empresa procura uma pessoa que sabe se organizar e gerir as suas tarefas com efetividade.

6. Flexibilidade e resiliência

Ser flexível e resiliente também pode mudar a sua forma de atuar, impactando positivamente a sua carreira, os seus colegas e a empresa que lhe emprega. Por isso, justamente, que essa é mais uma das habilidades valorizadas.

Quando uma empresa passa por momentos críticos, são de colaboradores resilientes que ela precisa para lidar com as adversidades e, assim, desenvolver novas estratégias efetivas.

7. Capacidade de trabalhar em equipe

Trabalhar em equipe, nos dias atuais, é quase indispensável. Por isso, saber atuar em conjunto é uma da habilidades valorizadas e essenciais para se destacar no mercado de trabalho.

Desse modo, se você ainda não possui essa habilidade profissional, talvez esteja mais do que na hora de começar a desenvolvê-la, não acha?

 

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil e tenha servido como um direcionamento para que você comece a desenvolver a sua carreira. Afinal, essas habilidades valorizadas tem sido cada vez mais procuradas. Experimente desenvolver aquelas que você ainda não tem, bem como “realçar” as que você já possui.

Desejamos muito sucesso em sua carreira profissional!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.