INSS: Todos devem receber antecipação do 13º até o final desta semana

Segundo informações do Governo Federal, todos os beneficiários do INSS deverão receber a antecipação do 13º salário até o final desta semana

Até o final desta semana, todos os aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverão ter recebido a antecipação do 13º salário. Segundo informações do calendário de repasses, a expectativa é que pouco mais de 34 milhões de pessoas recebam o dinheiro da primeira parcela do complemento.

Nesta quarta-feira (4), o pagamento está sendo feito para indivíduos que recebem um salário mínimo e possuem o número final do benefício 8. Conforme informações do próprio INSS, o dinheiro já está empenhado e caiu na mesma conta onde são pagos os saldos dos pagamentos habituais. Não é necessário realizar qualquer tipo de solicitação.

Nesta quarta-feira (3), o Governo Federal também fez pagamentos da primeira parcela do 13º salário para as pessoas que recebem mais de um salário mínimo. Neste caso, os repasses são feitos hoje para os cidadãos que possuem o final do benefício 3 e 8. Nos dois casos, o indivíduo deve desconsiderar o numeral apresentado depois do dígito.

O plano do Governo Federal é pagar a primeira parcela do 13º salário para todos os beneficiários até a próxima sexta-feira (6). Portanto, quem ainda não recebeu nada, poderá ter a chance de receber o benefício até o final desta semana. Em todos os casos, não é necessário realizar nenhum tipo de solicitação.

Como dito, os pagamentos antecipados do 13º salário acontecem em duas parcelas. A primeira está disponível entre os meses de abril e maio. Já a segunda deverá chegar apenas entre os meses de maio e junho para todos os usuários. O primeiro repasse é equivalente a 50% do valor do benefício. A outra parte registra os descontos do Imposto de Renda.

Decisão do Governo

Esta não é a primeira vez que o Governo Federal decide antecipar os pagamentos do 13º salário para beneficiários do INSS. A mesma prática aconteceu também nos anos de 2020 e de 2021, seguindo recomendação do Ministério da Economia.

No primeiro momento, a ideia do Planalto era ajudar os aposentados que estavam passando por dificuldades na pandemia do coronavírus. O período pandêmico ainda não chegou ao fim, mas agora a preocupação é com os efeitos da inflação na vida destas pessoas.

Com a nova antecipação do 13º salário, o Governo Federal pretende antecipar a injeção de dinheiro na economia do país logo neste primeiro semestre. Em todos os casos, os pagamentos ocorrerão na mesma conta onde o cidadão recebe o seu benefício.

14º salário

Os pagamentos do 13º salário normalmente acontecem no final do ano. Com a antecipação dos repasses para o primeiro semestre, os usuários acabam sem nenhum tipo de complemento para o mês de dezembro.

No Congresso Nacional, existem alguns projetos que tentam mudar esta realidade. Os textos pretendem criar um 14º salário. Assim, os idosos poderiam receber dois adicionais por ano, sendo que um sairia no primeiro semestre e outro no segundo.

De toda forma, é importante dizer que não existe garantia de aprovação do programa ainda. Neste momento, a única confirmação gira em torno dos pagamentos do 13º salário. O 14º ainda está em fase de discussão e não há indícios de aprovação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.