Quais as características da comunicação assertiva?

Se você quer conhecer as características da comunicação assertiva, leia este conteúdo até o fim! Pois nele apresentamos diversos detalhes sobre esse tipo de comunicação que poderá mudar a sua vida. Acompanhe-nos!

Quais as características da comunicação assertiva?

As características da comunicação assertiva devem ser levadas em conta nos mais diversos contextos.

Isto é, não importa se você quer uma imagem profissional positiva ou se quer melhorar a sua relação com seus familiares. Esse tipo de comunicação é adequada (e pode ser essencial) em qualquer âmbito de nossas vidas.

Por isso, se você quer ter mais assertividade na sua comunicação, veja as dicas a seguir:

1. Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma das principais características da comunicação assertiva. Sem ela, podemos acabar agindo de maneira impulsiva, levando o nosso discurso para um lado muito emocional e pouco prático.

Por isso, é preciso saber escutar o que sentimos, quando sentimos e em qual intensidade sentimos. Além disso, é necessário levar em conta a forma como costumamos reagir aos nossos sentimentos e emoções.

Assim saberemos mensurar aqueles comportamentos inadequados e que nos impedem de ter uma boa comunicação.

2. Atitude empática

A atitude empática também é uma das características da comunicação assertiva que tem um grande peso. Afinal, quando somos mais empáticos nós conseguimos nos comunicar de maneira mais justa e alinhada ao contexto.

Isso porque, infelizmente, se deixamos a empatia de lado, podemos acabar sendo:

  • Injustos.
  • Incompreensíveis.
  • Arrogantes.
  • Preconceituosos.
  • Entre outros pontos.

Por isso, exercite a sua empatia e jamais diga algo de uma forma que não gostaria de ouvir.

3. Linguagem corporal adequada

A linguagem corporal pode mudar a sua forma de passar informações para outras pessoas. Quando não nos comunicamos bem usando o nosso corpo, podemos passar a imagem de arrogância ou desleixo, por exemplo. Por isso, é importante sempre considerar:

  • A postura.
  • Os gestos usados.
  • O olhar: precisamos olhar nos olhos.
  • A direção do corpo: precisamos estar de frente para o nosso interlocutor.
  • A altura do nosso queixo: precisa estar à altura do queixo do interlocutor. No caso, no mesmo alinhamento (para pessoas de tamanhos diferentes).

4. Linguagem alinhada ao interlocutor

Assim como a linguagem corporal faz toda a diferença, a linguagem falada também precisa ser adequada. Afinal, essa é mais uma das importantes características da comunicação assertiva.

Quando vamos conversar com alguém, devemos compreender qual é a linguagem que a pessoa usa. Ela é mais formal quando conversa com você? Ou informal? Pense sobre isso e adeque sua linguagem ao seu “público-alvo”.

5. Objetividade e coesão

A objetividade e a coesão são características da comunicação assertiva que não podem ser deixadas de lado. Se você costuma “enfeitar” demais a sua fala, comece a prestar atenção nisso.

Ser direto, respeitoso e coeso é mais interessante do que criar um cenário amplo e que, muitas vezes, pode até ser ambíguo.

Portanto, cuidado com as palavras escolhidas e invista nesta e nas outras características da comunicação assertiva para se comunicar melhor!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.