GRANDE FESTA NO BRASIL: Novo Feriado chegando com 4 dias de descanso pega brasileiros de surpresa

O ano passado não foi um período de muitas folgas para o trabalhador. Todavia, este ano de 2023 oferece inúmeras possibilidades com várias datas comemorativas prolongadas, caindo na sexta ou segunda-feira. O feriado é uma ótima oportunidade para descansar da rotina de trabalho, desestressar e curtir o momento especial com a família e com os amigos.

Pensando nisso, os trabalhadores brasileiros esperam ansiosos pelas folgas prolongadas durante o ano. Ademais, é a hora de repor as suas energias, viajar, ou ainda, se preferir, curtir eventos culturais em sua cidade, ou mesmo fazer aquela maratona de séries em seu serviço de streaming preferido. O importante mesmo é aproveitar bem o feriado.

A saber, o último feriado prolongado deste ano caiu em uma segunda-feira, em que foi comemorado Dia do Trabalhador (01/05). Dessa forma, houve um dia a mais de descanso no fim de semana passado. 

A saber, o próximo feriado, que será o dia de Corpus Christi em 2023, será no dia 8 de junho, numa quinta-feira. Portanto, é possível emendar com a sexta-feira seguinte, ou seja, serão quatro dias de descanso no total. Dessa forma, quem deseja curtir a folga prolongada, deve se organizar, para aproveitar bem o momento, sem maiores percalços.

Próximo feriado prolongado

Como o feriado de Corpus Christi poderá ser emendado, serão quatro dias onde o trabalhador poderá curtir com sua família ou ainda resolver algum assunto pendente. Aliás, quem for viajar deve comprar com antecedência suas passagens aéreas ou rodoviárias. 

É necessário observar que o feriado de Corpus Christi é considerado um ponto facultativo pelo Governo Federal. Portanto, a empresa não é obrigada a dar um dia de folga ao trabalhador, se não for estabelecida regionalmente.

Nas cidades onde a celebração de Corpus Christi não é um feriado municipal, é o empregador quem deve decidir se dará uma folga ou não, para seus colaboradores. No caso de a empresa não funcionar na data, seu gestor deverá conceder o dia de descanso remunerado ou descontar no banco de horas.

A princípio, se a empresa não possuir um banco de horas, o funcionário deverá compensar futuramente os dias de descanso no feriado. Se o gestor empresarial decidir por uma folga remunerada, ele não poderá cobrar dos funcionários a compensação de horas não trabalhadas em um período posterior.

O trabalhador pode emendar o feriado?

Como o feriado de Corpus Christi cai numa quinta-feira, muitos trabalhadores têm dúvidas se poderá ou não emendar sua folga com a sexta-feira. Nesta situação, é a empresa quem decide se irá ou não funcionar neste período determinado. No entanto, se a data celebrada for um feriado municipal, a legislação vigente garante o descanso do funcionário.

No caso de a empresa abrir no feriado e os trabalhadores serem obrigados a exercer suas atividades durante o Corpus Christi, a organização deverá pagar ao seu funcionário, os valores em dobro pelo seu dia de serviço. 

Feriados em 2023

  • 01/01/23: Confraternização Universal / Ano Novo (domingo)
  • 20/02/23: Carnaval (segunda-feira)
  • 21/02/23: Carnaval (terça-feira)
  • 07/04/23: Sexta-feira Santa / Paixão de Cristo (sexta-feira)
  • 09/04/23: Páscoa (domingo)
  • 21/04/23: Tiradentes (sexta-feira)
  • 01/05/23: Dia do Trabalho (segunda-feira)
  • 08/06/23: Corpus Christi (quinta-feira)
  • 07/09/23: Independência do Brasil (quinta-feira)
  • 12/10/23: Nossa Sra. Aparecida (quinta-feira)
  • 02/11/23: Finados (quinta-feira)
  • 15/11/23: Proclamação da República (quarta-feira)
  • 25/12/23: Natal (segunda-feira)

Feriados prolongados 

O ano de 2023 possui inúmeros feriados prolongados e os trabalhadores brasileiros podem aproveitar as datas de várias maneiras. Em suma, são vários dias de descanso , onde é possível esquecer um pouco de suas atividades na empresa onde atua. Desse modo, a celebração de Corpus Christi permite relaxar durante quatro dias seguidos, o que é uma ótima notícia.

Portanto, quem gosta de viajar pode aproveitar bastante o feriado prolongado, visto que serão mais dias de descanso. Dessa forma, é hora de se organizar, escolher seu destino, e aproveitar os dias de folga. Depois de curtir o momento, com certeza o trabalhador estará pronto para retornar a sua rotina, motivado e tranquilo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.