Como fazer a Gestão da Inovação nas empresas?

Hoje falaremos sobre a Gestão da Inovação e como aplicar na sua empresa

O processo de inovação precisa ser gerenciado. Isso significa que a gestão da inovação é mais importante do que nunca para as empresas permanecerem lucrativas e competitivas em seus respectivos mercados. Por isso que hoje, indicaremos como fazer a gestão da inovação nas empresas.

O que exatamente é a gestão da inovação?

A gestão da inovação envolve a criação de um sistema no qual novas ideias e projetos agregam valor consistentemente aos resultados financeiros de uma empresa. Este procedimento tem uma progressão definida por estágios distintos.

O primeiro passo é a ideação, depois a validação e desenvolvimento e, finalmente, a criação e implementação de valor com medição de resultados. Assim, é crucial que inovação esteja inserida na estratégia corporativa e trabalhe em direção a um objetivo definido.

Ou seja, um modelo de gestão da inovação é essencial para que as ideias se tornem resultados tangíveis, e é aqui que fica claro o significado da gestão da inovação. Com este sistema implementado, a vantagem competitiva é garantida, permitindo que a empresa prospere enquanto fornece maior valor para clientes, funcionários e parceiros de negócios.

Além disso, um bem-estruturado processo de inovação torna mais simples identificar os pontos fortes e fracos da empresa, bem como os pontos em que ela pode e deve melhorar.

Gestão da Inovação nas empresas- Reprodução Canva
Gestão da Inovação nas empresas- Reprodução Canva

Como fazer a gestão da inovação nas empresas?

Os gerentes responsáveis em uma organização devem ser identificados antes que um processo de inovação possa ser construído. São eles que terão a tarefa de garantir a manutenção da cultura de inovação ao longo do tempo.

Assim, eles terão que agir como exemplos para seus subordinados e terão um papel fundamental na disseminação da iniciativa por toda a empresa e no envolvimento de colaboradores de todos os níveis em sua implementação.

Coletar ideias e informações sobre a realidade da empresa

Na primeira etapa, precisamos fazer uma pesquisa para saber o que o mercado quer ou quais questões internas estão impactando a empresa. É importante coletar informações de colegas de trabalho, clientes e especialistas para obter uma visão completa dos ambientes interno e externo.

Usarão os dados para gerar sugestões de soluções para o que precisa fazer para alcançar um resultado melhor. E o gestor desempenha um papel crucial nesta fase, por dever garantir um ambiente encorajador no qual os funcionários se sintam à vontade para expor suas melhores ideias.

Para garantir que as ideias dos funcionários ganhem força e sejam facilmente compreendidas pelos colegas de trabalho, a empresa pode optar por investir em treinamentos que visam aprimorar suas habilidades analíticas, criativas e comunicativas.

Os recursos tecnológicos disponíveis para coleta de ideias irão diferenciar seu programa de inovação, permitindo que você aproveite ao máximo seu tempo e recursos.

Estabeleça procedimentos para selecionar as melhores ideias

Precisa definir previamente os critérios, para que as preferências pessoais e a dinâmica do grupo não influenciem na seleção das propostas. Bem como, os riscos devem identificar claramente antes da realização qualquer triagem ou análise.

Estabelecendo critérios, é possível permitir que desenvolvam as melhores ideias, eliminando as que não são aceitas. Mas não esqueça de incorporar o feedback em seu processo, pois as pessoas que propuseram ideias que foram rejeitadas podem aprender como realizar contribuições no futuro, e assim, o engajamento permanecerá alto e os gerentes terão agido de maneira humana.

Além disso, os indivíduos ou grupos responsáveis pelas propostas selecionadas devem estar cientes dos próximos passos.

Realize a implementação das propostas aprovadas

Nesse estágio, as empresas devem realmente implementar suas inovações, sejam elas incrementais (inovação sustentável) ou revolucionárias (inovação disruptiva). A partir do momento em que, a organização implementou a ideia ou projeto, devem apresentar sua importância e benefícios

Quando descobrimos o problema, requisito ou dor de um cliente durante a fase de pesquisa, é crucial que coloquemos a inovação em ação e mostremos quanto valor ela criou.

Por exemplo, se a empresa desenvolvesse uma melhoria de processo que aumentasse a eficiência operacional, perceberia ganhos na produtividade de seus funcionários e na entrega pontual de seus processos, o que beneficiaria os clientes da empresa e o mercado em que atua.

Utilize a gestão da inovação para agregar valor para a empresa

Para criar valor para a empresa, a partir da inovação, é necessário, determinar não apenas os focos, mas também os ganhos que a inovação trouxe para a empresa e os envolvidos.

É preciso deixar claro que o valor criado pela inovação vai além do retorno monetário. Esta fase é onde podem avaliar os efeitos da ideia que a empresa implementou.

Assim, podem analisar os pontos fracos e fazer sugestões de melhoria para a realização da próxima iteração.

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