Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

4.4/5 - (9 votes)

Governo libera perdão de até 92% das dívidas do FIES; veja como

A iniciativa tem como objetivo diminuir a inadimplência com o programa, que foi ampliada devido a diminuição de renda durante a pandemia da Covid-19. A soma de todas as dívidas atinge cerca de R$ 6,6 bilhões no FIES.

O Governo Federal enviou ao Congresso Nacional uma Medida Provisória (MP) que prevê o abatimento ou perdão da dívida com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). A previsão é que a proposta seja avaliada a partir de abril deste ano.

Veja também: Auxílio Brasil: quem são as pessoas que irão receber o benefício complementar

Até que isso ocorra, especificamente até o dia 2 de fevereiro, é possível que emendas sejam apresentadas e incluídas a MP. Isso porque, a partir de 19 de março, o texto tramitará em regime de urgência.

A iniciativa tem como objetivo diminuir a inadimplência com o programa, que foi ampliada devido a diminuição de renda durante a pandemia da Covid-19. A soma de todas as dívidas atinge cerca de R$ 6,6 bilhões no FIES.

De acordo com dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), há mais de 1 milhão de estudantes com atrasos superiores a 90 dias no Fundo de Financiamento Estudantil.

Quem pode ter dívida perdoada?

O texto atual indica que serão beneficiados todos os estudantes que contrataram o fundo até o segundo semestre de 2017. Segundo a medida, será possível abater até 85% da dívida no FIES.

Vale ressaltar que esse percentual pode aumentar para 92%, se o inadimplente estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Todavia, esses percentuais só poderão ser aplicados em dívidas com mais de 365 dias de atraso.

Com relação aos débitos com mais de 90 dias de atraso, o desconto aplicado será de 12% no pagamento à vista. A dívida ainda pode ser parcelada em até 150 meses, neste caso, serão perdoadas as multa e juros.

Para renegociar a inadimplência com o FIES, o estudante terá que acessar um dos canais de atendimento que serão disponibilizados pelos agentes do financiamento.

Importante lembrar que esta é apenas a primeira proposta voltada às dívidas com FIES, ressaltando que já há pedidos para que o desconto seja total. A MP atual pode ser acessada pelo portal do Congresso Nacional.

4.4/5 - (9 votes)

Veja o que é sucesso na Internet:

21 Comentários
  1. Vanderleia Diz

    Acho a proposta muito boa, porque tem pessoas que realmente não tem condições. Mas eu peno pra pagar todos os meses, pra não negativar meu nome (como já aconteceu e tive que dar um jeito de pagar, nem negociação eu consegui, e eu não tinha condições ) Hoje em dia trabalho, não conclui e pago todos os meses certinho o não sujar meu nome denovo.
    Adimplentes também poderiam ganhar pelo menos um desconto…

  2. Valéria Regina Diz

    Quem paga em dia tem privações mais está lá pagando certinho PARA NÃO FICAR COM O NOME SUJO o GOVERNO precisa também ajudar estas pessoas, NÃO está fácil para ninguém na verdade isso fica como incentivo para parar de pagar e ficar esperando outra negociação espero que OS ADIMPLENTES TAMBÉM SEJAM BENEFICIADOS REDUZINDO JUROS OU INCENTIVANDO UM BOM DESCONTO PARA QUITAÇÃO DA DÍVIDA.

  3. Vanderlei de paula Diz

    Parabéns ao governo federal por ajudar os que não tem condições de pagar faculdade que a mensalidade é um absurdo para o fies.

  4. Gabriela sousa da rocharocha Diz

    Que povo empático esses brasileiros em, eu pago o meu fies certinho, trabalho e ralo pra pagar, mas não sou hipócrita de generalizar a minha situação/realidade com a realidade de outras pessoas que são inadimplentes, não sei o que fez essas pessoas a ficarem inadimplentes, e não irei jogar, pois cada qual sabe da sua realidade, não acho nada injusto, se existem pessoas que não tem condições para continuar pagando (o que acredito que deva ser isso, pq duvido muito que alguém iria querer o nome no SPC/ Serasa) acho mais que justo que o governo os ajude.

  5. Tatiane Diz

    Mais que certo pessoas julgando estar pagando e outros nao vc sabe a situação do outro? É incrivel o dom do brasileiro egoista vc que esta quitando suas dívidas em dias agradeça… pois tem milhões de desempregados passando necessidade e que tem que vender o almoco pra comprar a janta… pessoas que perderam os pais e estao tendo que se virar… essa dívida que o governo esta estudando perdoar nao é nada mais justo com essa crise

  6. Laiza Diz

    Há anos pago Fiés com muito sacrifício, não tenho emprego e as vezes passo muita privação para não ter meu nome negativado. Não é justo que os inadimplentes tenham esse benefício enquanto as pessoas que tem a responsabilidade de quitar a dívida se matam.

  7. Jovane Araújo Diz

    Sou pai de família, fiquei desempregado e não consegui pagar a dívida. Com nome sujo SPC não consigo comprar nada , nem cartão crédito na farmácia pra quando minha criança precisa. Um pai de família com o nome restrito é muito preocupante

  8. Érica Brito Santos Brito Diz

    Quem está em atraso já pode solicitar?

  9. Fran Diz

    É um absurdo isso, se a pessoa sabe que não vai dar conta de pagar, pq faz faculdade particular? eu estudei em uma particular pagando, ralando.

  10. Ian Diz

    É um absurdo pra quem paga as contas em dia mesmo. A solução óbvia pra isso é parar de pagar!

  11. MARCELO ALVES DOS SANTOS FILHO Diz

    e quem esta pagando em dia vai ser penalizado e o inadimplente não precisa pagar fazemos sacrifício para pagar também temos direito inclusive além dos inadimplentes pois muitos não estão nem ai só esperando uma anistia

  12. Vanessa Velozo Diz

    Meu nome é Vanessa, estou a quase um ano pagamento em dia o meu financiamento. E achei uma falta de respeito, vamos nos reunir em algum grupo no Facebook e colocar isso em pauta, ou seja discutir, forma um movimento contra.
    Quem concorda comigo?

  13. Tassia Diz

    Vai ajudar muitas pessoas 👏👏

  14. Tassia Diz

    Muito bom ! Parabéns

  15. Alencar Diz

    Um absurdo uma notícia dessas quer disse que se for devedor se beneficia Pq isso . É igual a preso que tem mais prioridade até em atendimentos que quem é trabalhador .. Não pode isso .E tem uma aí que disse ao um internauta Aqui que tem de ver o lado dela .Por acaso quem tem fiex tem condições .Affff cada uma .Todos temos dificuldades. Eu passo muitas dificuldades pra pagar as parcelas agora tô atrasada menos de 01ano e sou ainda prejudicada. Podem mudar isso aí Quem não for beneficiado como EU não vamos mais pagar NADA . Entenderam

  16. João Diz

    Paga como muito sacrifício deixo de adquirir até algo para minha casa e minha família para poder pagar

  17. Maurício Ferreira Diz

    Adriano Diz, a insatisfação de quem paga em dia seus compromissos é que quando o estado privilegia o inadimplente, esse estado também pune o adimplente. Então, para que a balança da justiça não pese apenas para um lado, algum benefício deveria ser apresentado também para quem paga o seus FIES em dia. A final, educação é obrigação do estado, custeado com o que pagamos em impostos. Nesse caso, o benefício não pode ser personificado.

  18. Julio Mutun Diz

    Mais uma vez o brasileiro honesto saindo como otário. Triste demais.

  19. Adriano Diz

    Infelizmente Cida vc apenas vê o seu lado, e as pessoas que ganham pouco, trabalham duro tbm, mas o q sobra só da para sobreviver. Eu acho q nesse mundo temos q ver o lado de cada ao invés do próprio, pq pelo seu comentário é o mesmo que dizer: “Se eu tenho uma doença é mais justo todo mundo ter ela tbm.”
    Sabe, eu acho isso muito olhar para si próprio. Vamos ser mais humanos, se vc trabalha duro para pagar o seu, ótimo, massa, vc é guerreira, mas n é so pq vc consegue q tem gente q conseguirá tbm. Cada um tem sua vida para cuidar e sabe as próprias lutas q passa.

  20. Igor Souza Diz

    Quem paga em dia não tem desconto? Um verdadeiro absurdo isso !

  21. Cida fernandes Diz

    Perdão de juros e multa mais prazo para pagar o principal tudo bem o que não pode é perdão total. Tenho FIES e só Deus sabe as dificuldades para pagar estou em dia, trabalho que só não acho justo com quem paga em dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.