Fies 2022: termina hoje prazo para adesão das instituições de ensino

O prazo de adesão das mantenedoras de instituições particulares de ensino superior ao processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2022 termina nesta terça-feira, dia 14 de dezembro

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União (DOU), as instituições interessadas devem preencher até hoje as informações exigidas para cada curso, turno e local de oferta das vagas para financiamento.

Segundo o documento, entre as informações solicitadas, as instituições particulares devem apresentar, por exemplo, os valores das semestralidades do curso de graduação com oferta de vagas no Fies. Além disso, é preciso informar o número de vagas que irá ofertar nesta 1ª edição do Fies em 2022.

É uma exigência do MEC que as instituições sejam bem avaliadas no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) para participar do programa. Caso precisem retificar informações dadas no Termo de Participação, as instituições terão até 20 de dezembro para enviar novos dados.

Como funciona o Fies?

Por meio do Fies o MEC proporciona o financiamento estudantil com o objetivo facilitar o ingresso de jovens de baixa renda em cursos do ensino superior em instituições da rede privada. Desse modo, o programa conta com duas categorias.

Conforme o edital, a primeira categoria tem vagas com juro zero para os estudantes que têm renda mensal familiar de um a três salários mínimos. Já a segunda, a P-Fies, conta com juros variáveis e visa atender a estudantes com renda mensal de até cinco salários mínimos. Além dos critérios de renda, a seleção dos candidatos leva em consideração as notas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

Confira mais detalhes no edital do Fies.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Inep antecipa resultado do Encceja 2020.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.