Entrevista de emprego: demonstre sua proatividade e seu foco no processo seletivo 

Entrevista de emprego: demonstre sua proatividade e seu foco no processo seletivo e direcione a sua carreira profissional. Veja dicas!

Uma situação de entrevista de emprego pode ser estressante para o candidato, independentemente de se tratar de uma pessoa experiente ou não experiente no mercado de trabalho.

Entrevista de emprego: demonstre sua proatividade e seu foco no processo seletivo 

 Isso porque muitos profissionais são muito eficientes em suas tarefas e comprometidos com os resultados da empresa. Porém, não conseguem demonstrar sua proatividade e seu foco durante uma entrevista de emprego.

Visto que em uma situação de avaliação muitas pessoas se sentem pressionadas acabam adotando um comportamento de preservação que pode resultar em autossabotagem profissional; não corroborando os pontos positivos do seu currículo.

Tenha consciência sobre suas vulnerabilidades profissionais e seus pontos fortes

Por isso, quando o candidato tem consciência sobre suas vulnerabilidades profissionais e seus pontos fortes, fica mais fácil de se direcionar durante o processo seletivo.

Sendo assim, na condição de candidato, você deve se atentar a diversos fatores inerentes ao seu posicionamento corporal. Visto que a linguagem corporal é um componente relevante numa avaliação dentro de um processo de recrutamento e seleção, bem como você deve se atentar a fatores intangíveis, como a construção da sua narrativa.

Dessa forma, você direciona o processo seletivo e mantém uma postura assertiva durante uma entrevista de emprego de forma natural.

A sua postura corporal 

Por isso, é importante que você evite cruzar braços e pernas; mantenha uma postura positiva e participativa; não gesticule excessivamente; mantenha contato visual com o seu entrevistador; se for possível, tente chegar mais cedo ao local da entrevista de emprego; trabalhe a sua respiração e faça uma análise sobre a sua trajetória profissional para que você tenha clareza sobre seus pontos fortes e seus pontos fracos.

Também é pertinente que o candidato leve soluções para as situações vulneráveis. Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida é importante informar que irá realizar um curso de teatro.

Não fique aquém do seu potencial dentro do mercado de trabalho

Dessa forma, você estará direcionando uma solução para um comportamento que pode te deixar aquém do seu potencial dentro do mercado de trabalho; o que é bastante relevante dentro de uma situação de avaliação num processo de recrutamento e seleção.

 Além disso, conhecer a cultura da empresa é um fator importante que pode ser considerado pelo candidato quando for se preparar para o processo seletivo.

Sendo assim, analise o site da instituição e conheça a sua missão, visão valores e trajetória. Certamente essas informações são importantes para que o candidato possa responder diversas perguntas durante o processo seletivo, bem como para entender a melhor maneira de se posicionar respeitando a cultura da organização. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.