Governo deverá ter mais tempo para produzir novo Bolsa Família

Quantas pessoas irão receber? Qual vai ser a média de pagamentos? Quando começa? Essas são apenas três das principais perguntas quando o assunto é o novo Bolsa Família. O Governo ainda não tem uma resposta oficial para nenhuma delas, mas agora eles possuem um tempo maior para pensar nesses questionamentos.

É que de acordo com informações da imprensa, o Palácio do Planalto bateu o martelo e decidiu prorrogar o Auxílio Emergencial por mais dois meses. Dessa forma, o benefício não vai mais durar até o próximo mês de julho, e sim até setembro.

E isso tem total relação com o novo Bolsa Família. É que um programa vai começar quando o outro acabar. Como o Auxílio deve ir até setembro, então o projeto novo deve entrar em cena a partir do mês de outubro. Pelo menos se tudo ocorrer como o Governo espera que ocorra.

Esse provável adiamento do novo Bolsa Família é um golpe para o núcleo do Ministro da Economia, João Roma. É que ele estava apostando que conseguiria deixar o programa pronto em agosto. No entanto, é pouco provável que isso aconteça agora.

Por outro lado, o Ministro vai ganhar um pouco mais de tempo para ter um projeto mais encorpado no segundo semestre. Ele vai ter, em tese, mais dois meses para responder a uma série de questões sobre o benefício novo. Algo que ele não conseguiu fazer até agora.

Novo Bolsa Família

Só o que se sabe mesmo sobre o novo Bolsa Família é que ele será um programa maior do que a versão atual. Se depender do Presidente Jair Bolsonaro, ele não vai ser só um pouco maior, vai ser bem maior. Ele quer, por exemplo, dobrar a quantidade de beneficiários.

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, o programa atende hoje cerca de 14 milhões de brasileiros em situação de pobreza e de extrema pobreza. Esse número pode chegar a 27 milhões no novo benefício. Seria portanto uma adição de mais 13 milhões de cidadãos.

Além disso, o Presidente quer também aumentar muito a média de pagamentos do projeto. Hoje, ainda de acordo com o Ministério da Cidadania, essa média está na casa dos R$ 190. Bolsonaro quer subir isso para os R$ 300 o quanto antes. Isso tudo ainda antes do fim deste ano.

Olho nas eleições

Há um grande interesse do Governo Federal neste novo Bolsa Família. É que o país está prestes a passar por mais um processo eleitoral. Em 2022, o Brasil vai escolher novamente o seu presidente. E Bolsonaro está de olho nesta disputa.

De acordo com informações de bastidores, o Palácio do Planalto quer transformar o Bolsa Família em uma espécie de carro chefe de Bolsonaro no poder. Por isso, há um desejo também de mudar o nome do benefício para “Alimenta Brasil”. A ideia é tirar qualquer DNA do PT do projeto.

Para fazer isso, o Governo vai ter que acelerar o início do programa. É que pelas leis eleitorais, eles não podem lançar benefícios como esse novo Bolsa Família em 2022. Isso justamente porque é um ano de eleições. Agora é esperar para saber se o Palácio do Planalto vai conseguir fazer isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.