Entenda por que prorrogação do Auxílio é notícia ruim para quem está sem renda

De acordo com veículos de imprensa, o Governo bateu o martelo e decidiu prorrogar o novo Auxílio Emergencial por mais dois meses. Essa ainda não é uma informação oficial, mas membros do Ministério da Economia dão essa decisão com certa neste momento.

Isso é uma boa notícia para os 39 milhões de brasileiros que estão recebendo o dinheiro do programa. É que de acordo com informações do Ministério da Economia, eles devem continuar ganhando essas quantias por mais dois meses além do que era previsto inicialmente.

No entanto, para a massa da população que está completamente sem renda agora, essa prorrogação significa na prática mais alguns meses de espera. É que os novos projetos do Governo só devem entrar em cena depois que o Auxílio Emergencial do Palácio do Planalto chegar ao fim.

São pessoas que não estão recebendo o Bolsa Família, nem o benefício emergencial, nem qualquer outro programa do Governo. Além disso, esses brasileiros não estão conseguindo trabalhar neste momento. Em resumo, esses cidadãos estão sem nenhuma renda neste momento.

Uma opção para essas pessoas seria entrar nessa prorrogação do Auxílio. No entanto, dentro do Governo Federal a ideia é não inserir mais ninguém nesses novos dois meses. Então o Planalto deve mesmo seguir pagando os valores para esses 39 milhões que recebem atualmente.

Havia a expectativa de entrada de mais seis milhões de brasileiros no Auxílio Emergencial do Governo. Isso porque sabe-se que vai sobrar dinheiro dos pagamentos do benefício. No entanto, o Palácio do Planalto não trabalha mais com essa hipótese. Pelo menos não neste momento.

Espera pelo Bolsa Família

Outra opção para essas pessoas seria portanto entrar no novo Bolsa Família. Sabe-se que o Governo Federal quer aumentar o tamanho do programa. Assim, o novo benefício vai receber mais brasileiros. Então essa seria uma oportunidade de inserir os cidadãos que não estão recebendo nada neste momento

O problema é que com a prorrogação do Auxílio, o novo Bolsa Família deve ficar só para o próximo mês de outubro. Então dá para dizer que a chance de se entrar no novo programa segue existindo, mas agora essas pessoas precisam esperar mais um tempo para ter a chance de se tornarem beneficiárias.

Incertezas

Para muitos desses brasileiros, o que mais atrapalha agora é a incerteza. É que embora a imprensa esteja ventilando um arsenal de possibilidades para o segundo semestre, o Governo Federal ainda não decidiu nada de maneira oficial. Isso faz com que as pessoas não saibam o que vai acontecer de fato com elas.

Elas não sabem, por exemplo, se terão direito de entrar no novo Bolsa Família ou não. Isso atrapalha justamente o planejamento de muita gente que está precisando desse dinheiro agora. Portanto, essa incerteza acaba fazendo com que muitos brasileiros acabem perdendo as esperanças.

Enquanto não anuncia o que vai fazer de fato, o Governo segue fazendo os pagamentos do novo Auxílio Emergencial. Os valores seguem os mesmos. São quatro parcelas de montantes que variam entre R$ 150 e R$ 375 a depender de cada um dos casos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.