Golpe do saque extraordinário: bandidos usam aplicativos falsos para roubar dados

De acordo com o site da caixa econômica federal, o Saque Extraordinário do FGTS está determinado para começar em 20 de abril, encerrando dia 15 de junho, numa quarta-feira.

O trabalhador tem direito de sacar até R$ 1 mil. O valor considera os saldos existentes tanto nas contas do FGTS, tanto as ativas como nas inativas.

A caixa irá abrir automaticamente uma Conta Poupança Social Digital para os trabalhadores e pela qual o dinheiro será creditado. O saque deverá ser feito por meio do aplicativo Caixa Tem.

Na serta-feira (08/04) foi liberada a consulta aos valores por intermédio do aplicativo do FGTS que foi atualizado com as informações e processos para aderir ao saque extraordinário e proceder a consulta dos valores disponíveis.

Contudo, com a novidade, bandidos já começaram a atuar disponibilizando falsas plataformas na internet a fim de aplicar golpes virtuais.

Ao baixar o aplicativo falso, o usuário também poderá inserir seus dados pessoais e redes de contato que poderão ser utilizados pelos golpistas.

Confira tambeém: Saque do FGTS: onde investir?

 

Como não cair nos golpes

  • Confira o desenvolvedor do aplicativo. Quando você procura o aplicativo nas plataformas virtuais, logo abaixo vem especificado quem é o desenvolvedor. Confira se  aplicativo é da Caixa Econômica Federal. Para evitar qualquer problema, o ideal é acessar o site da própria instituição e pegar o link para o download no site oficial. Com esse link você vai para a loja virtual e baixa o programa da própria instituição de forma segura;
  • Não abrir links. A CAIXA sempre avisa que não envia mensagens pedindo senhas ou dados com informações pessoais. Links também não são enviados pela instituição federal. Fique atendo a pedidos confimação de acesso do dispositivo por meio de WhatsApp, e-mail ou SMS, a caixa não faz esse tipo de procedimento;

 

Se você baixou um aplicativo falso, a recomendação é desinstalá-lo imediatamente. Fique atento se também já compartilhou informações pessoais e adicione todos os seus bancos informando o ocorrido. É possível que você seja alvo de ataques virtuais buscanodo roubar senhas de bancos ou mesmo podem tentar extorquir seus contatos com falsas mensagens.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.