Gestão de pessoas: recrutamento e seleção interno e os valores empresariais

O recrutamento e seleção interno deve considerar os valores empresariais na gestão de pessoas. Veja pontos relevantes!

Muitos fatores devem ser considerados para que uma empresa possa realizar uma devida gestão de pessoas. Sendo assim, um fluxo deve ser elaborado pela área de recursos humanos para direcionar o capital humano, de modo que a empresa possa reter seus talentos e alcançar os seus objetivos.

Gestão de pessoas: recrutamento e seleção interno e os valores empresariais

 O setor de recursos humanos de uma empresa não é padronizado, tal como todas as demais áreas, é necessário que a empresa direcione a sua subdivisão de acordo com a sua necessidade, considerando o seu porte e segmento de atuação. Assim sendo, considerando todos esses fatores, a empresa pode realizar uma gestão de pessoas de maneira direcionada ou de maneira implícita, diluída em todos os seus processos. 

Retenção de talentos

No entanto, é necessário que a empresa direcione o seu capital humano, considerando que reter seus talentos é um fator importante para que a empresa possa amparar o seu próprio crescimento. Por isso, a gestão de pessoas deve ser considerada mesmo em uma empresa de pequeno porte, ou ainda, principalmente para uma empresa que objetiva crescer no mercado.

Por ser algo completamente intangível e adaptável, uma empresa pode realizar uma gestão de pessoas por diversas vertentes. É possível criar benefícios e melhorar os existentes, como implementar folga de aniversário, criar campanhas motivacionais, viabilizar a atuação Home Office, apoiar financeiramente os estudos dos funcionários, dentre outros tipos de benefícios que possam ser pertinentes para a empresa e para funcionário.

Planejamento de carreira

Além disso, é possível que a empresa considere realizar um planejamento de carreira para valorizar o seu capital interno, conforme o crescimento da marca. Dessa forma, é possível realizar um processo de recrutamento e seleção interno periodicamente para que se possa extrair talentos dentro da própria organização, gerando um fluxo positivo dentro dos setores.

Transparência nos processos

Entretanto, é muito importante que haja transparência como um valor durante os processos internos. Já que é uma empresa que realiza uma gestão de pessoas de maneira não transparente para todos os funcionários, pode criar um efeito negativo.

Pois é necessário que o recrutamento e seleção interno seja algo acessível a todos os funcionários, de modo que os critérios para a exclusão do processo sejam extremamente claros.

Visto que, quando uma empresa cria um processo interno que não é claro, pode criar um clima organizacional desagradável, deixando a equipe desmotivada. Sendo assim, é necessário criar um plano de ação e adotar uma política interna para direcionar o recrutamento interno por meio de uma cultura ativa e flexível.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.