Clima Organizacional Como Fator Holístico

A preocupação com o clima organizacional e a gestão da empresa

A preocupação com o clima organizacional sempre é relacionadas ao setor de Recursos Humanos. No entanto, as demandas do mercado e a preocupação com a qualidade é muito importante para que a empresa direcione o clima organizacional como uma responsabilidade de todos os envolvidos.

Contudo, não é para que as responsabilidades sejam direcionadas apenas ao gestor, muito pelo contrário, essa responsabilidade deve virar autonomia de gestão da equipe para que o ambiente se torne mais colaborativo.

Planejamento estratégico e os recursos direcionados

Assim, para que juntos possam criar um planejamento estratégico que corrobore a cultura da empresa, ao passo que as necessidades atuais não sejam ignoradas.

O clima organizacional desfavorável torna as pessoas desmotivadas. Ao passo que inviabiliza recursos que poderiam otimizar processos. Além disso, é de extrema importância que a empresa crie processos para amparar a gestão de pessoas.

Estratégia motivacionais e viabilização do capital humano

Por isso, é relevante aplicar análise de clima organizacional. Porém, é muito importante que a melhoria do clima ocorra de forma implícita na cultura da rotina da empresa.

Sendo assim, reuniões brainstorming podem ser fundamentais para corroborar essa ação de análise de clima organizacional. Além disso, o planejamento estratégico pode ser motivacional. Uma vez que o clima organizacional é composto por muitos fatores e as pessoas precisam ser viabilizadas como capital humano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.