Planejamento financeiro: trocas viáveis e faseamento de metas pessoais

Faça um planejamento financeiro flexível por meio de trocas viáveis e do faseamento de metas pessoais. Veja dicas!

Você pode realizar um planejamento financeiro pessoal que considere o seu momento financeiro, de modo que você possa obter resultados positivos por meio de alguns pontos relevantes.

Planejamento financeiro: trocas viáveis e faseamento de metas pessoais

É comum que muitas pessoas negligenciem o planejamento financeiro, visto que não se encontram em uma situação financeira confortável; o que é completamente considerável dentro de um cenário instável economicamente, no qual estamos atualmente, onde a empregabilidade não se encontra positiva e a inflação continua elevada.

Não abdique de controlar algo que já está acontecendo na sua vida financeira

Por isso, é fundamental que você faça um planejamento financeiro flexível. Dessa forma, você não deixará de controlar algo que já está acontecendo na sua vida financeira; independentemente se a sua situação se encontra positiva ou negativa no momento atual.

Faça um controle de rotina e defina metas de modo faseado

A flexibilidade do seu planejamento é importante para que você faça algum controle de rotina e defina metas de modo faseado. Sendo assim, você pode utilizar o Trello para essa finalidade, já que é uma ferramenta flexível que permite a customização do seu plano de ação pessoal. Além disso, você pode verificar pequenas mudanças de rotina que podem ser viáveis para que você construa uma relação positiva com suas finanças pessoais.

Verifique as possíveis trocas viáveis financeiramente

Por exemplo, você pode cancelar uma tv a cabo e assinar um streaming, ou ainda, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por uma opção isenta de tarifas, considerando que as fintechs são fontes de diversos serviços bancários qualificados sem taxas para o cliente final.

Por conseguinte, você deve direcionar os valores economizados para uma poupança, considerando que você está focando em hábitos financeiramente sustentáveis, já que seu planejamento financeiro é flexível.

Alimente a poupança como um hábito

Ao alimentar a poupança como um hábito, você torna o seu fluxo financeiro pessoal resolutivo; já que você passará a questionar o seu comportamento de compra de maneira natural. Além disso, você poderá posteriormente modificar os valores e adotar um valor fixo mensal para a sua poupança. Entretanto, quando conceituamos a poupança como um hábito, estamos nos referindo ao hábito de economizar e guardar os valores economizados, ainda que sejam irrisórios.

Adote uma postura positiva 

Dessa forma, você estará corroborando suas metas pessoais e adotando uma postura positiva para com a sua vida financeira; ainda que você tenha essa percepção apenas em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.