Gerenciamento de tempo: Dicas que podem te ajudar na sua gestão

Um bom gerenciamento de tempo começa com uma análise profunda sobre a rotina. É aquele momento em que paramos para pensar no que pode estar “sugando” o nosso tempo, e no que pode estar atrapalhando o nosso rendimento e foco nas atividades essenciais. Assim, conseguimos ajustar as nossas tarefas e ações de acordo com o que precisa ser feito, respeitando prazos e metas.

Para lhe ajudar nessa análise completa, fizemos este breve passo a passo com dicas que podem abrir a sua mente. Acompanhe até o fim para saber mais.

Como desenvolver um bom gerenciamento de tempo?

Para desenvolver um bom gerenciamento de tempo é preciso ter paciência. Não é da noite para o dia que aprendemos a lidar com todas as adversidades e imprevistos, mas é a cada dia que podemos absorver novos conhecimentos e aptidões diante do trabalho. Com isso em mente, veja algumas ideias relevantes sobre o tema, que podem lhe ajudar:

1- Saiba quais são as suas prioridades

Parece um pouco repetitivo ver alguém destacando esse ponto, não é mesmo? Acontece que quando pensamos em um bom gerenciamento de tempo, não existe muito “segredo”. Tudo começa pelas suas prioridades.

Você já ouviu falar que o que não falta é tempo, mas sim, prioridade? Pois bem. Se você percebe que não está gerindo bem o seu tempo, pode ser que algumas coisas não estejam sendo prioridades em sua rotina. Portanto, comece a listar tudo que é importante e deve ser executado ao longo dos dias, semanas e meses.

Assim você poderá estruturar prazos e metas coerentes com a sua realidade, e não baseadas em soluções “mágicas”.

2- Analise quais são os gatilhos da procrastinação

Os gatilhos e causas da procrastinação também podem estar atrapalhando o seu desempenho. Por isso, comece a analisar em quais momentos do dia você costuma procrastinar. Depois, tente entender quais são os gatilhos para essa ação. Por fim, corte-os o máximo que puder.

  • Exemplo: Se as redes sociais são um gatilho, deixe o celular longe ou, em casos mais extremos, exclua-as do seu smartphone.

3- Defina deadlines e agende as suas tarefas

Ter deadlines bem definidas faz parte de um bom gerenciamento de tempo. Mas, o que são deadlines? Podemos dizer que são o “fim”, “o limite”, “a linha de corte” para determinada tarefa. Em outras palavras, é a data limite para terminar aquela atividade.

Com essas deadlines alinhadas às metas diárias, semanais e mensais, agende as suas tarefas de forma consistente. Vale usar aplicativos para lembretes, ou apostar na agenda física, de papel.

4- Aprenda a delegar funções

Delegar funções é de suma importância para manter uma rotina de trabalho estruturada e consistente. Sendo assim, procure sempre delegar atividades que consomem o seu tempo de forma negativa, sem trazer efeitos positivos no curto, médio e longo prazo. Dessa maneira você poderá dedicar o tempo que “sobra” para atividades mais interessantes e enriquecedoras.

5- Saiba o que consome o seu tempo de maneira exagerada

Analise, com muita atenção, quais são as ações e tarefas que estão consumindo o seu tempo de uma maneira exagerada. A partir dessa análise, trace formas de diminuir esse impacto, melhorando assim o seu gerenciamento de tempo.

  • Exemplo: Se o tempo no ônibus é longo, que tal aproveitar para organizar as tarefas do dia nesse momento? Pense sobre isso.

 

Para finalizarmos este conteúdo, lembre-se de que o gerenciamento de tempo está relacionado com a sua saúde mental e seus hábitos pessoais. Se você tem uma rotina saudável e feliz, a tendência é que a sua autogestão seja ainda melhor. Portanto, cuide de você, da sua saúde mental e do seu corpo. Assim, certamente você terá uma gestão de tempo mais eficiente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.