Capacidade de adaptação: Como ser mais flexível no trabalho?

Ter uma boa capacidade de adaptação é primordial, especialmente nos dias atuais, onde a competitividade e a necessidade de “correr contra o tempo” são tão fortes.

É a adaptabilidade que nos traz mais conforto diante das situações desafiadoras, melhorando o nosso desempenho e a nossa forma de se portar. Também, é esse “saber se adaptar” que impede que nossas emoções e angústias atrapalhem as nossas ações.

Por isso, veja neste conteúdo algumas ideias que podem lhe ajudar a ser mais flexível.

Como desenvolver a capacidade de adaptação

A capacidade de adaptação deve ser explorada em todas as esferas sociais que estamos inseridos. Isso quer dizer que não adianta querer ser flexível apenas no trabalho, se em outros espaços você costuma ser “autoritário” e rígido. Lembre-se de que somos um ser completo, e não dividido em partes. Embora possamos atuar de uma forma no trabalho, e de outra em casa, nós sempre carregamos os sentimentos, medos, certezas e sonhos em nossa mente, aonde quer que estejamos.

Por isso, trabalhar a flexibilidade em todos os campos da nossa vida é importante para garantir uma adaptabilidade melhor no trabalho.

Fique agora com as nossas dicas para lhe ajudar nessa empreitada:

1- Experimente novas ferramentas e estratégias de maneira recorrente

Não deixe para explorar a capacidade de adaptação apenas quando uma mudança brusca aparecer. Mas sim, procure sempre experimentar ferramentas e estratégias que sejam diferentes das suas usadas cotidianamente. Desse modo você exercita o seu cérebro e a sua mente para lidar com mudanças de forma corriqueira, evitando que a zona de conforto lhe atrapalhe quando algo imprevisto surgir.

2- Desenvolva a capacidade de enxergar oportunidades

Quando tudo parecer “perdido”, não fique apenas se lamentando. Apesar de uma mudança brusca gerar frustração no trabalho e até mesmo medo, não deixe que as suas emoções gerenciem as suas ações. Para isso, espere o “pico” de ansiedade ou estresse passar, e depois volte a pensar no que aconteceu ou pode estar acontecendo.

Assim, você pode induzir a sua mente a pensar nos acontecimentos de maneira mais prática e racional, buscando pontos positivos, aprendizagens e oportunidades implícitas no ocorrido.

3- Viva novas experiências (na vida pessoal também!)

Como vimos no começo deste conteúdo, a capacidade de adaptação deve ser desenvolvida em diversas esferas da vida. Para isso, você pode apostar em novas experiências, todos os dias. Mas não pense que as experiências precisam ser “intensas” ou “gigantes”, pois pequenas mudanças e quebras de padrão já podem ajudar.

Quer exemplos? Assista filmes diferentes; leia mais livros; ouça músicas de ritmos que você não costuma ouvir; passeie por um bairro que você não conhece; experimente um novo prato; descubra uma nova habilidade; etc.

4- Aprenda a escutar as outras pessoas

Faz parte da capacidade de adaptação aprender a ser empático e a ouvir as outras pessoas. É através desses discursos alheios que aprendemos a enxergar a vida de outra forma, encontrando novos caminhos e soluções para os nossos problemas. 

Com isso, absorvemos informações e conhecimentos que podem nos ajudar a lidar com acontecimentos inesperados. Ouça mais, e veja o quanto isso poderá lhe ajudar na sua capacidade de adaptação!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.