Fortaleza começa a distribuir nova recarga do cartão do vale-gás estadual

Segundo a prefeitura da cidade de Fortaleza, pouco mais de 10 mil famílias podem recarregar o vale-gás até o final deste mês

A Prefeitura da cidade de Fortaleza iniciou o processo de recarga dos cartões do vale-gás estadual. Segundo informações do governo municipal, pouco mais de 10 mil famílias têm até o próximo dia 31 de maio para comparecer até uma sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para pegar o crédito.

O vale-gás da cidade de Fortaleza na verdade é o mesmo do projeto do Governo do Estado do Ceará. A distribuição dos créditos é de responsabilidade da prefeitura de cada cidade. De acordo com as informações oficiais, o vale-gás local é um programa fixo, ou seja, ele poderá durar independente do fim da pandemia do coronavírus.

Para receber o benefício, é preciso fazer parte do Cartão Mais Infância, do Governo do Estado do Ceará. Além disso, é preciso ter cadastro ativo no Cadúnico e fazer parte do programa Auxílio Brasil do poder executivo. Cidadãos do benefício Superação também podem receber o projeto que é pago três vezes por ano. A prefeitura também informa que é necessário ter uma renda per capita de até R$ 150.

Para pegar o crédito em uma das 27 sedes do CRAS em Fortaleza, o cidadão precisa levar consigo alguns documentos pessoais. São eles: RG, CPF e um comprovante de residência. Além disso, a Prefeitura de Fortaleza também indica que o cidadão precisa levar o seu Número de Inscrição Social (NIS) para provar que faz parte do Cadúnico.

O cidadão pode conferir se o seu nome está na lista dos beneficiários no programa. Basta ligar para o número 156 e realizar a consulta. Outra opção é ligar para uma sede do CRAS ou até mesmo ir pessoalmente até o local. Nos Centros de Referência, o cidadão também pode tirar outras dúvidas sobre o projeto social do Governo do Estado.

Não sou de Fortaleza

Caso o cidadão não seja da cidade de Fortaleza, mas resida em outro município do Ceará, a dica é entrar em contato com a prefeitura da sua cidade. Como dito, cada município tem a sua própria lógica de repasses.

Se o indivíduo não é do estado do Ceará, não pode receber o saldo em questão. No entanto, ele pode entrar em contato com o seu governo do estado ou mesmo prefeitura da cidade para saber se existe algum benefício semelhante.

Algumas unidades da federação pagam o vale-gás e formulam a própria regra. No caso específico do Ceará, por exemplo, quem recebe o benefício não pode acumular os ganhos com o programa de mesmo nome do Governo Federal.

Vale-gás nacional

Do ponto de vista nacional, o vale-gás faz pagamentos bimestrais, ou seja, a cada dois meses. Como o último repasse aconteceu em abril, o próximo está marcado para acontecer apenas no mês de junho.

Em abril, dados do Ministério da Cidadania apontam que pouco mais de 5 milhões de brasileiros receberam o dinheiro do benefício. Eles registraram uma queda de quase 200 mil contas em relação aos números de fevereiro.

Para fazer parte do vale-gás nacional é preciso ter uma renda per capita de até meio salário mínimo. Além disso, também é preciso fazer parte do Cadúnico, ou ao menos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.