Fortaleza abre seleção para 382 vagas de assistentes de aprendizagem

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Fortaleza está com inscrições abertas para seleção de assistentes de aprendizagem da Rede Municipal de Ensino.

A seleção prevê a contratação de 382 bolsistas que irão atuar dentro do projeto Alfa 1,2,3 ao lado dos professores efetivos.

A contratação dos bolsistas integra as ações do plano de educação da Prefeitura de Fortaleza que também prevê para este ano de 2022, a contratação de dois mil professores efetivos para a rede municipal.

Inscrições para Assistente de Aprendizado – Fortaleza

Os interessados em participar do processo seletivo deverão realizar a inscrição até o dia 19 de maio.

A ficha de inscrição, disponível no edital, deve ser enviada por email para a unidade escolar em que o candidato deseja atuar.

Os editais de cada escola participante do projeto poderá ser consultado pelo site da Prefeitura de Fortaleza.

Para se candidatar é exigido apenas que o candidato tenha mais de 18 anos, ensino médio completo e residir, preferencialmente, no bairro onde a unidade escolar está localizada.

Estudantes de licenciatura também podem se candidatar a vaga de assistente de aprendizado.

Vagas e salários para Assistente de Aprendizado – Fortaleza

A seleção para o cargo de assistente de aprendizado prevê a contratação de 382 profissionais bolsistas, selecionados para atuar ao lado dos professores na realização de atividades pedagógicas.

Os Assistentes de Aprendizagem das escolas municipais de Fortaleza receberão auxílio para despesas com transporte e alimentação no valor de R$ 150,00 mensais por turma, sendo que cada bolsista pode atuar em mais de uma escola e em até 6 turmas diferentes, respeitando a carga horária de cada atividade.

Apesar do auxilio que cada bolsista irá receber, as atividades desempenhadas no projeto são consideradas como voluntárias, conforme define a  Lei Federal 9.608/1998, Lei Municipal 10.194/2014 e Decreto 14.233/2018. Por isso, será obrigatória a assinatura do Termo de Adesão e Compromisso do Voluntário.

O projeto Alfa 1,2,3 foi lançado pelo prefeito de Fortaleza José Sarto no dia 10 de maio de 2022 e contempla 2.291 turmas das escolas municipais.

Com o projeto, a Secretaria Municipal de Educação espera fortalecer as ações pedagógicas e auxiliar o aprendizado dos alunos, dando continuidade ao processo de alfabetização dos estudantes matriculados nas turmas de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.

Ao todo, cerca de 56 mil alunos serão beneficiados pelo projeto, em especial aqueles que apresentam maiores dificuldades educacionais e que obtiveram desempenho inferior ao esperado nos exames oferecidos pela rede.

Funções do Assistente de Aprendizado – Fortaleza

Os bolsistas contratados para a vaga de assistente de aprendizagem irão desempenhar funções como:

  • trabalhar em parceria com professores e profissionais de apoio;
  • ser responsável pelo desenvolvimento das atividades de acompanhamento pedagógico aos estudantes;
  • acompanhar o desempenho escolar dos alunos;
  • participar das formações em serviço realizadas pela SME/Distritos de Educação e participar do planejamento das atividade com o regente sempre que possível.

Processo seletivo para Assistente de Aprendizado – Fortaleza

O processo seletivo para assistente de aprendizado será realizado diretamente pelas unidades escolares inscritas no projeto.

A seleção consta de uma única etapa, eliminatória, onde será avaliada a documentação do candidato.

A classificação e convocação dos candidatos aprovados será feita pela própria escola

A data de divulgação do resultado final é 24 de maio.

Os candidatos devem acompanhar todas as fases da seleção pela intranet da SME.

Clique aqui e leia o edital completo para assistente de aprendizado da Prefeitura de Fortaleza.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.