Redução de estresse no trabalho: Dicas práticas

O processo de redução de estresse no trabalho pode ser mais fácil do que você imagina. O importante, aqui, é começar. Muitas pessoas ainda criam grandes tabus em volta dos dias de estresse, mas a verdade é que podemos, com algumas medidas simples, reduzir os picos que podem aparecer ao longo do dia.

Porém, como fazer isso da melhor forma? Neste texto, você verá uma série de sugestões que buscam abrir a sua mente nesse sentido. Esperamos que este conteúdo seja útil! Confira.

Redução de estresse no trabalho – Dicas práticas

A redução de estresse no trabalho pode acontecer de diversas formas. O primeiro ponto que você precisa ter em mente é o de reconhecer o gatilho emocional por trás do seu estresse. Às vezes, afastar-se do agente estressor é super válido, pois pode lhe ajudar a restabelecer o equilíbrio interno.

Por isso, fique atento aos momentos nos quais o estresse aparece com mais afinco e, em cima disso, busque remodelar a sua rotina de trabalho e atuação de acordo com os seus limites.

Além disso, considere outras ações que podem ser bem proveitosas:

1. Ter momentos de descontração – controlados

Alguns momentos para descansar a mente e recarregar as energias podem fazer toda a diferença. E nem estamos falando de 20 ou 30 minutos… Acredite, às vezes 3 minutinhos é o que precisamos para respirar mais profundamente e beber uma xícara do chá que gostamos.

São nesses minutinhos que a nossa mente se desconecta do trabalho e descansa rapidamente. Ao retornarmos, tendemos a ter insights importantes com mais facilidade, uma vez que os pensamentos estão mais “vazios” e fluem melhor.

2. Dividir as tarefas de forma inteligente

As suas tarefas, ou melhor, a forma como você as divide pode fazer diferença na sua vida. A redução de estresse no trabalho pode acontecer à medida que você organiza as suas demandas diárias de forma inteligente: intercalando atividades difíceis com mais fáceis, dividindo grandes projetos em etapas e se atentando às prioridades.

3. Buscar apoio dos colegas

Os seus colegas de trabalho, muitas vezes, também têm dias difíceis. E é provável que eles lhe procurem nesses dias. Então, por que não procurá-los quando você tem dúvidas ou se sente um pouco sobrecarregado? 😉 Trabalhe em equipe!

4. Impor limites às conversas e as outras pessoas

Imponha limites para as outras pessoas. Se tem colegas que amam fofocar e isso lhe incomoda, imponha um limite. Diga que não gosta de tal conversa e encerre o assunto.

Da mesma forma, se existem colegas que, a todo momento, interrompem o seu fluxo de pensamento, então procure deixar isso claro para ele – de uma maneira respeitosa, claro.

5. Fugir do perfeccionismo

Diga adeus à tentativa de ser perfeito. Isso só está atrapalhando a sua tentativa de redução de estresse no trabalho. Afinal, perfeição não existe. Faça o que você pode, o melhor que pode, e vá em frente!

6. Não cair no erro de “abraçar o mundo”

Evite de querer abraçar o mundo aceitando qualquer demanda que vier pela frente. Saiba quais são os seus limites e respeite-se! Nunca coloque a sua saúde em segundo plano, apenas para agradar chefe. 😉

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