Financiamento ou consórcio? Veja a melhor forma de adquirir um imóvel atualmente

Quem não tem dinheiro disponível para compras à vista, têm dúvidas sobre a melhor opção

Quem quer comprar um imóvel deve estar sempre atento à economia, afinal, juros altos podem tornar uma forma de pagamento mais vantajosa que outra. Por exemplo, agora é melhor comprar um imóvel por meio de um consórcio ou por financiamento? A matéria desta quinta-feira (30) do Notícias Concursos vai te mostrar os prós e contras de ambas as formas.

Qual é a melhor forma de comprar imóvel hoje em dia: por financiamento ou consórcio?

A resposta é: depende. Mas, por que? Bom, existem algumas coisas a serem consideradas na hora de adquirir esse tipo de bem, principalmente a urgência da mudança. Fornecemos algumas dicas para ajudá-lo a escolher a melhor maneira de realizar seus sonhos, seja por financiamento ou consórcio.

Assim, leia: Quais as profissões que ganham mais? Confira a lista

Financiamento ou consórcio? Veja a melhor forma de adquirir um imóvel atualmente
Financiamento ou consórcio? Veja a melhor forma de adquirir um imóvel atualmente – Canva Pro

Consórcio ou financiamento?

Se você não tem pressa de se mudar para o imóvel, um consórcio pode ser a opção mais atrativa. O motivo é que as parcelas aqui tendem a ser menores. Por outro lado, os compradores precisam saber que o sorteio pode levar muito tempo. Basta pensar: quão sortudo você é?

Seguindo a mesma ideia, o financiamento pode gerar dívidas de longo prazo, mas o acesso ao bem é instantâneo. Isso significa que o financiamento pode ser mais vantajoso se, por exemplo, você já mora de aluguel e deseja transferir a conta para algo que será seu ao final do processo.

Portanto, veja: As melhores formas de ganhar dinheiro na Internet e ter renda extra

Também é bom saber que, seja qual for a opção escolhida, serão cobrados juros dos financiamentos e consórcios. Assim, o imóvel se tornará significativamente mais caro do que o valor de mercado. Para muitos, no entanto, a taxa acaba valendo a pena, pois nem todos têm dinheiro suficiente para comprar um imóvel à vista, principalmente a preços atuais.

Algumas ressalvas

Se você optar por financiamento, lembre-se de que quase todos eles exigem um adiantamento de cerca de 20% do valor total. Quando isso não acontece, a parcela é muito alta. O consórcio não exige um valor mínimo, pois é dividido em parcelas.

É por todos esses motivos que a melhor escolha dependerá do perfil de cada comprador. É importante considerar a Selic no momento, o que elevará as taxas. Então, isso faz com que o consórcio pareça mais atrativo para quem não tem muita necessidade de usar o imóvel.

Coloque essas informações na balança e veja qual é a melhor opção para o seu momento de vida atual e futuro. Isso porque, sendo financiamento ou consórcio, essa é uma dívida de longo prazo.

Dessa forma, veja: Você sabe o que é um devedor anônimo? Entenda melhor o conceito

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.