Inep divulga edital do Encceja PPL 2022; veja datas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital com as datas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos destinado às Pessoas Privadas de Liberdade e aos Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de Liberdade (Encceja PPL) 2022. 

De acordo com o documento, o período de inscrição do Encceja PPL 2022 será de 25 de julho a 5 de agosto deste ano. As inscrições devem ser feitas pelos responsáveis pedagógicos indicados por cada unidade por meio deste site do Inep.

Para participar do Encceja, é preciso ter a idade mínima de 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data do exame. 

Os responsáveis deverão realizar as solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social no mesmo período, de 25 de julho a 5 de agosto. Conforme o cronograma, o Inep vai liberar os resultados dos pedidos a partir do dia 10 de agosto.

Provas

Ainda de acordo com o edital, a aplicação das provas do Encceja PPL está marcada para os dias 18 e 19 de outubro de 2022. O exame contará com aplicação de provas em todos os estados brasileiros.

O documento estabelece ainda que a prova será composta por quatro provas objetivas, com 30 questões cada, além de uma proposta de redação. O conteúdo das provas varia de acordo com o nível do certificado buscado pelo inscrito: 

  • Ensino Fundamental: Ciências Naturais e Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação, História e Geografia.
  • Ensino Médio: Ciências da Natureza e Matemática, Redação e Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.

Veja mais informações no edital do Encceja PPL.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UPE encerra período de inscrição do Vestibular EaD 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.