Fila de espera deve seguir no Auxílio Brasil e no vale-gás nacional em junho

Segundo indicações do Ministério da Cidadania, fila de espera não deve ser zerada no Auxílio Brasil e nem no vale-gás.

Nesta semana, o Governo Federal retomará os pagamentos de dois dos seus mais importantes programas sociais: o Auxílio Brasil e o vale-gás nacional. Embora alguns detalhes ainda não tenham sido definidos pelo Ministério da Cidadania, um ponto já pode ser visto como bem provável: A fila de espera seguirá existindo nos dois casos.

No Auxílio Brasil, os dados mais recentes apontam que mais de 1,3 milhão de pessoas estejam nesta situação. As informações são da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). São os brasileiros que atendem a todas as regras de entrada no programa, mas que mesmo assim não conseguem receber nenhuma parcela do benefício.

Para este mês de junho, o Ministério da Cidadania não deve conseguir zerar a fila de espera. A expectativa dentro da pasta é inserir mais pessoas na folha de pagamentos, mas muito dificilmente eles terão espaço no orçamento para pagar o benefício para todos os cidadãos que estão esperando. Dessa forma, ao menos uma parte da fila seguirá.

No vale-gás nacional, os pagamentos também serão retomados nesta semana. O Ministério da Cidadania ainda não divulgou a quantidade de usuários que receberão o benefício. No entanto, mesmo considerando que o número de beneficiários aumente, a fila de espera deve continuar. Mais de 18 milhões de brasileiros estão nesta situação.

No Congresso Nacional, um projeto em tramitação prevê a diminuição quase completa da fila. A ideia é exigir que o Governo insira de uma só vez mais de 5 milhões de pessoas que estão na lista de espera neste momento. No entanto, o projeto só foi analisado e aprovado pelo Senado Federal. Ainda não há previsão para votação na Câmara dos Deputados.

Como as filas se formam?

Mas afinal de contas, como as filas de espera se formam? Segundo as informações do Governo Federal, o fenômeno acontece sempre que o número de pessoas que têm direito a um determinado benefício é maior do que o número de vagas.

É justamente o que está acontecendo agora com o Auxílio Brasil e o vale-gás nacional. A quantidade de pessoas que querem entrar nos dois programas é maior do que a quantidade de vagas destinada para elas. Assim, eles precisam esperar até que novas vagas sejam abertas.

O tempo de espera pela seleção varia a depender de uma série de elementos. De modo que alguns cidadãos poderão ter que esperar por mais tempo, e outros por menos tempo. Portanto, a dica é consultar as informações sobre a sua conta com antecedência.

Inscrição para auxílios

Qualquer cidadão pode consultar os seus dados sem precisar sair de casa. Nos casos específicos do Auxílio Brasil e do vale-gás nacional, a dica é verificar as informações através do app oficial do próprio Auxílio Brasil.

O programa está disponível para download nos sistemas Android e iOS. Basta baixar a aplicação no celular, inserir os dados pessoais e saber se e quanto ganhará nos recebimentos do Auxílio Brasil e do vale-gás nacional.

Quem não foi selecionado para receber um ou os dois benefícios neste mês de maio, poderá ter mais uma chance no mês de julho. Não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição. Basta esperar pelo processo de seleção do Ministério da Cidadania.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.