FGTS: Confira 5 dicas para se livrar de GOLPES

Governo Federal começou na última semana, o processo de liberação do FGTS Emergencial para os primeiros grupos

Na última semana, trabalhadores formais que nasceram no mês de janeiro começaram a ter a possibilidade de retirar até R$ 1 mil em saques no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A novidade, no entanto, pode virar um pesadelo para os cidadãos que caem em fraudes orquestradas por golpistas.

Segundo informações da Polícia Federal (PF), criminosos costumam agir justamente em momentos como este. Como ainda existem muitas dúvidas em torno dos pagamentos do FGTS, algumas pessoas podem cair em golpes. Separamos abaixo cinco dicas para que o cidadão evite ao máximo se tornar a próxima vítima.

1. Cuidado com as senhas

A senha que o trabalhador gerou no aplicativo Caixa Tem é apenas sua. Dessa forma, ele não precisa inserir em locais que não sejam oficiais da própria Caixa Econômica Federal. Agentes do banco não telefonam e nem enviam mensagens pedindo para que os trabalhadores digitem as suas senhas em nenhum momento.

2. Mensagens que pedem dinheiro

Outra dica da Polícia Federal (PF) é desconfiar de mensagens de pessoas que pedem dinheiro ou dados pessoais. Mesmo que o indivíduo que envie a mensagem seja um parente ou alguém de sua confiança. Há uma chance de que o celular do seu conhecido tenha sido clonado, e a partir daí, o criminoso pode conseguir o enganar.

Nesse sentido, uma dica importante é conversar sobre o assunto com os seus pais ou mesmo com os seus avós e avisar que não pedirá dinheiro sob nenhuma circunstância. Assim, eles têm menos chance de se tornarem vítimas de golpes de bandidos.

3. Cuidado com os links. Pode ser um golpe

Uma dica importante é sempre desconfiar dos links. Atualmente, eles costumam chegar aos montes nos celulares de várias pessoas. Eles chegam através do WhatsApp, do Facebook, do Instagram ou até mesmo através do SMS do próprio celular. A dica geral é não clicar por mais convidativo que o ato possa parecer.

4. Olhe a ortografia

Uma boa dica para se livrar de golpes é prestar atenção na ortografia. Agentes que trabalham em bancos e em instituições do Governo Federal são treinados para escrever conforme a norma culta. Isso vale inclusive para os sistemas robóticos programados para atendimentos.

Caso o cidadão receba uma mensagem com erros claros de língua portuguesa, ele precisa entender que aquilo provavelmente se trata de um golpe. Uma visão mais apurada pode até mesmo perceber erros de concordância no texto enviado.

5. Atenção nas urgências do FGTS

Outra característica comum em boa parte das tentativas de golpes é o pedido de urgência. Normalmente, os criminosos pedem para que o cidadão faça a sua inscrição o quanto antes para não perder o determinado benefício, neste caso, o FGTS.

O pedido de pressa tem um motivo. Os bandidos não querem que o indivíduo pesquise ou procure entender se toda aquela história é verdadeira ou não. Isso porque, se ele pesquisar, entenderá que se trata de um golpe.

Ao mesmo passo, o cidadão também precisa desconfiar de benefícios muito proveitosos. Normalmente, golpistas apostam na criação de falsos grandes ganhos, com pagamentos de valores mais altos do que os vistos normalmente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.