Fatores que desmotivam os trabalhadores: Conheça quais são

Existem diversos fatores que desmotivam os trabalhadores no dia a dia e, ao contrário do que muita gente pensa, nem tudo tem a ver com o dinheiro. Muitas outras atitudes por parte dos gestores podem causar efeitos negativos na saúde da corporação, gerando estresse, ansiedade e baixo rendimento. Quer saber quais são? Então acompanhe o nosso conteúdo de hoje e saiba mais!

Conheça os favores que desmotivam os trabalhadores

Existem diversos fatores que desmotivam os trabalhadores, e eles podem aparecer tanto de maneira explícita, quanto implícita. Saber reconhecê-los é fundamental para uma atmosfera mais saudável no trabalho. Veja, a seguir, quais são esses fatores:

1- Conflitos entre os colaboradores

Os conflitos entre os colaboradores, por mais simples que sejam, podem gerar estresse e muito desconforto. Por isso, é fundamental que os gestores consigam observar como o relacionamento entre os funcionários está sendo desenvolvido. E caso encontre algum conflito, o diálogo e estratégias para minimizá-lo são fundamentais.

Jamais permita que a fofoca no trabalho seja constante. Se perceber comentários negativos sobre alguém, vale apostar em uma palestra ou reunião que fale sobre os riscos dos comentários depreciativos.

2- Falta de retorno do chefe

Quando o chefe simplesmente solicita algo, recebe e, depois, “some”, o funcionário pode se sentir “abandonado” pelo seu superior. Isso, no longo prazo, é um dos fatores que desmotivam os trabalhadores de maneira intensa, tornando o trabalho muito cansativo e sem atrativo algum.

Portanto, procure criar uma cultura de feedbacks, tanto positivos, quanto negativos, para assim promover um trabalho mais saudável para todos.

3- Metas exageradas ou muito rasas

Cuidado com as metas que são passadas para a sua equipe. Metas que são rasas demais (ou muito fáceis), assim como as exageradas (e inalcançáveis) podem desmotivar toda uma equipe. Afinal, ou tudo é muito simples e não gera desafios, ou é tudo muito “impossível” e gera apenas frustração no trabalho.

Sendo assim, analise as metas da sua equipe e mensure a capacidade que o seu time tem. Dessa maneira, será muito mais fácil estabelecer objetivos consistentes e coerentes.

4- Falta de reconhecimento é um dos fatores que desmotivam os trabalhadores

Da mesma forma como a falta de retorno é um dos fatores que desmotivam os trabalhadores, a falta de reconhecimento também é. Afinal, trabalhar muito, se esforçar e não receber nenhum reconhecimento pode ser desgastante. Mesmo que o trabalho do colaborador seja entregar determinado resultado, o reconhecimento pode ajudá-lo a se sentir mais valorizado e feliz no ambiente corporativo.

5- Autoritarismo por parte dos gestores

O autoritarismo por parte dos gestores pode “sugar” a motivação de qualquer profissional, em qualquer âmbito. Por isso, é fundamental que a equipe de gestores sempre peça feedback dos colaboradores e analise os seus comportamentos. Assim, será muito mais fácil reconhecer episódios de autoritarismo para evitá-los no futuro.

6- Injustiças no ambiente de trabalho é um dos fatores que desmotivam os trabalhadores

As injustiças também devem ser analisadas e mantidas fora de cogitação. Por exemplo, o funcionário X está entregando um resultado extraordinário, e o funcionário Y está deixando de cumprir muitas obrigações?

Então analise a forma de reconhecer o funcionário X, pois se ele perceber que mesmo trabalhando bem ele não receberá nenhum feedback e/ou reconhecimento, poderá se sentir injustiçado diante disso.

Portanto, procure manter uma cultura de justiça, onde todos possam ter as suas habilidades desenvolvidas e enaltecidas, sempre.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.