Falta de trabalhadores faz INSS atrasar análises de aposentadorias

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), está sofrendo neste momento com a falta de trabalhadores. E quem está dizendo isso é o próprio Presidente do órgão, Leandro Rolim. De acordo com ele, a situação acaba fazendo com que a fila de análises de aposentadorias cresça no país.

Diante deste cenário, ele chegou a enviar um ofício para o Ministério da Economia. Neste documento, o INSS pediu para que a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) empreste alguns dos seus funcionários para trabalhar por algum tempo no Instituto.

De acordo com o INSS, esses empregados que viriam da Infraero iriam trabalhar justamente com o atendimento de beneficiários. Enquanto isso, alguns dos trabalhadores fixos do próprio Instituto voltariam para as análises dos pedidos de aposentadorias.

Ainda segundo o INSS, isso seria suficiente para fazer a fila voltar a andar com um pouco mais de velocidade. Milhões de pessoas estão neste momento esperando pelos resultados das suas análises. No entanto, a tendência ainda é de mais demora para esses cidadãos.

O Ministério da Economia não respondeu esse ofício do INSS ainda. Pelo menos não de maneira pública. o entanto, muita gente vê esse empréstimo como algo natural. Até porque a Infraero está justamente em um processo de privatização. Então alguns empregados podem de fato ficar à disposição.

Trabalhadores do INSS

De acordo com o INSS, a falta de trabalhadores no Instituto é um problema que está ficando cada vez mais grave ano após ano. De acordo com as informações oficiais, eles perderam cerca de 10 mil empregados entre os anos de 2016 e 2020.

E a situação tende a piorar. É que de acordo com a projeção atual, o INSS vai perder cerca de seis mil trabalhadores ainda este ano. São cerca de 2,5 mil contratos temporários que irão chegar ao fim e mais quatro mil servidores que irão se aposentar.

A Infraero comentou o pedido do INSS. “A empresa trabalha em conjunto com os órgãos públicos interessados nos seus empregados no sentido de que a liberação dos funcionários ocorra de forma escalonada e atenda o compromisso da Infraero de manter as operações da sua rede de aeroportos até a transferência dos terminais para as empresas vencedoras dos leilões de concessão”, disse em nota.

Reforma Administrativa

O Governo Federal espera resolver todos esses problemas, ou pelo menos boa parte deles, nas próximas semanas. É que o Planalto quer aprovar logo a Reforma Administrativa. Esse é o texto que mexe profundamente nas regras do funcionalismo público do Brasil.

Em entrevista recente, o Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que vai correr para tentar aprovar a reforma o mais rapidamente possível. No entanto, ele evitou dar datas para isso. Vale lembrar que Lira é um aliado do Presidente Jair Bolsonaro.

No entanto, a Reforma Administrativa está longe de ser uma unanimidade. É que vários trabalhadores afirmam que alguns pontos mexem nos direitos dos empregados. Um dos trechos de maior polêmica é mudança na regra da estabilidade. E isso muda a vida dos funcionários. E aí não estamos falando apenas do INSS.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.