Submissão no trabalho: Você é submisso ao seu chefe?

submissão no trabalho pode acontecer de forma silenciosa e velada, quando o colaborador apenas crê estar sendo um bom funcionário enquanto, na verdade, está sendo “abusado”.

Esse abuso, por parte de um chefe egocêntrico, pode acontecer nas mais sutis ocasiões, como uma ligação fora do horário de trabalho; um pedido que ultrapassa limites; insultos que se tornam corriqueiros; e assim por diante.

Saber diferenciar a submissão do “bom funcionário” é o primeiro passo para tomar medidas cabíveis diante de situações abusivas. A seguir, você encontra mais detalhes sobre o assunto.

Como saber se você está praticando submissão no trabalho?

Em meio à crise na qual estamos inseridos, muitas pessoas temem perder os seus empregos. Como consequência, se sujeitam à situações degradantes, com o intuito de “agradar o chefe” a todo custo, a fim de manter o trabalho. Desse modo, acabam mergulhando na submissão no trabalho e colocando a sua saúde mental em risco.

Para se livrar desse tipo de problema é preciso, de antemão, reconhecê-lo. Apenas depois de observar as suas ações e constatar a submissão no trabalho é que se torna possível lidar com o caso de forma mais incisiva. Abaixo, no entanto, apresentamos algumas reflexões acerca desses comportamentos submissos:

1- Você não sabe dizer “não” ao chefe

Você é do tipo de pessoa que aceita qualquer demanda de trabalho, mesmo que “pesada” e “incompatível” com a sua rotina apenas por não saber dizer “não” ao chefe? Pense sobre isso.

2- Você faz tarefas que não são suas para agradar o seu superior

Observe se você tem feito tarefas alheias ao seu cargo, apenas para agradar o seu superior. Observe, também, até que ponto isso foi algo pontual ou recorrente.

3- Você aceita xingamentos ou imposições

Seu chefe tem demonstrado um comportamento agressivo, xingando e usando de sua superioridade para impor ações sobre você? Observe esse cenário e constate a recorrência desses comportamentos.

4- Você responde o seu chefe fora do horário de trabalho

Seu chefe tem procurado você fora do horário de trabalho? Observe os horários que ele liga ou manda uma mensagem.

Caso apenas mande uma mensagem, tudo bem! Porém, se ele cobra respostas fora do horário de trabalho, fique atento!

5- Você coloca o seu trabalho acima do seu bem-estar

Observe se você tem posto o seu trabalho acima de qualquer coisa em sua vida. E não estamos falando no sentido positivo, de se sentir feliz no trabalho, mas sim, no sentido de pôr o trabalho como uma prioridade acima, até mesmo, do seu bem-estar. Atente-se para quantas vezes você deu mais importância ao seu emprego do que à sua família ou à sua saúde mental/física.

O que fazer ao perceber a submissão no trabalho?

Ao analisar o seu cenário atual, você percebeu que está vivendo uma posição de submissão no trabalho? Então é hora de começar a agir de maneira mais positiva, com relação ao seu bem-estar. Veja algumas atitudes que podem ajudar:

  • Converse com o seu chefe sobre os pontos que possam estar lhe incomodando e seja franco, impondo limites (como horários para responder mensagens);
  • Reconheça as suas habilidades e saiba quais são as suas reais obrigações;
  • Comece a dizer “não” às atividades que não são suas ou que não estão dentro de um período saudável de conclusão;
  • Busque a psicoterapia para fortalecer a sua autoestima e autoconfiança;
  • Foque em aprimorar os seus conhecimentos e habilidades em prol de você, e não apenas do trabalho;
  • Tenha prioridades em sua vida: nem tudo se resume ao emprego;
  • Desenvolva a sua autonomia no trabalho e tente não “depender” do chefe para qualquer ação.

Essas medidas, somadas à terapia, podem lhe ajudar a lidar com a submissão no trabalho de forma mais positiva. Cuide da sua saúde mental!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.