EXCELENTE NOTÍCIA para quem deseja um limite adicional para o PIX  

Clientes do Nubank estão experimentando uma inovação do banco digital que promete transformar o uso do cheque especial. A fintech criou um recurso que permite realizar transferências via Pix através do cartão de crédito. Assim, mesmo sem saldo disponível, a operação é finalizada com sucesso e o destinatário não percebe qualquer diferença. O valor da transferência é adicionado à fatura do cartão de crédito, sem impactar o limite convencional.

Em outras palavras, os usuários ganharam um limite extra, variando de acordo com seu perfil financeiro e seu relacionamento com o Nubank. É importante salientar que esta facilidade está disponível apenas para indivíduos ou empresas para transações via Pix ou pagamento de boletos a prazo.

Conforme o banco digital, o pagamento da transferência no crédito pode ser efetuado de uma só vez, ou parcelado em até 12 prestações. “O principal propósito deste novo recurso é conceder maior liberdade financeira aos clientes, permitindo-lhes escolher como querem gerir suas despesas sem deixar de utilizar o cartão de crédito“, declarou Jeremy Selesner, diretor da divisão de cartões do Nubank.

Use o Pix e não mais o cheque especial

A introdução do Pix no crédito tem o potencial de diminuir a dependência do tradicional cheque especial, um limite de crédito que é automaticamente disponibilizado pelos bancos aos seus clientes quando suas contas ficam negativas. Como o Nubank opera como uma conta de pagamentos, essa alternativa não está disponível.

De acordo com estatísticas do Procon-SP, a taxa média de juros do cheque especial atingiu 7,96% ao mês em maio, valor bastante próximo ao máximo de 8% ao mês permitido pelo Banco Central. Portanto, a novidade do Pix no crédito pode ser uma opção mais viável financeiramente para muitos usuários.

Mas tenha cuidado com o Pix

É importante esclarecer antes de usufruir desta inovação que a transação funciona como um empréstimo de curto prazo, implicando a incidência de juros e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Embora o Nubank não tenha divulgado as taxas específicas, elas são detalhadas no aplicativo antes da formalização do acordo.

Além disso, o Nubank não revelou as possíveis consequências e taxas decorrentes do atraso no pagamento da fatura após a utilização do limite adicional. Dessa forma, sem uma simulação, não é possível determinar se os juros do crédito rotativo serão aplicados sobre os juros cobrados para a obtenção da margem extra.

Cartão de crédito ou cheque especial – o que compensa mais usar?

Em nossas vidas financeiras, muitas vezes nos deparamos com questões importantes. Uma delas é: cartão de crédito ou cheque especial, qual é a opção mais vantajosa? Para responder a essa pergunta, é essencial entender como cada um desses serviços funciona e, mais importante, como eles podem afetar suas finanças.

Vamos começar com o cartão de crédito. Trata-se de um instrumento prático, que permite comprar produtos ou serviços agora e pagar por eles mais tarde. O grande benefício aqui é a conveniência, mas também é crucial lembrar que o cartão de crédito tem taxas de juros que são aplicadas se você não pagar o saldo total na data de vencimento.

Agora, vamos falar sobre o cheque especial. Este é um limite de crédito adicional que o banco oferece para quando você precisa de dinheiro extra, e sua conta corrente não possui saldo suficiente. No entanto, o cheque especial é conhecido por ter taxas de juros muito altas, algumas das mais altas do mercado financeiro.

Então, qual opção é mais vantajosa? A resposta depende muito da sua situação financeira e das necessidades do momento. No entanto, de um ponto de vista puramente financeiro, geralmente é mais econômico usar o cartão de crédito, desde que você pague o saldo integralmente todos os meses para evitar juros. O cheque especial deve ser usado apenas como último recurso, devido às suas altas taxas de juros.

Mas lembre-se, o mais importante é sempre gastar de maneira responsável, não importa qual opção você escolha. Sempre busque entender as implicações financeiras de suas decisões e, se possível, converse com um consultor financeiro para orientá-lo. Dessa forma, você pode evitar surpresas indesejadas e manter suas finanças em ordem.

Como não se envolver em dívidas por conta do uso do cheque especial ou Pix parcelado

Muitas pessoas se veem em apuros financeiros por conta do cheque especial. No entanto, com alguns cuidados, é possível evitar esse tipo de dívida. 

Como já foi mencionado, o cheque especial se trata um limite de crédito disponibilizado pelos bancos para quando sua conta corrente fica negativa. Parece conveniente, certo? Porém, esse serviço possui taxas de juros muito altas, sendo uma das formas de crédito mais caras do mercado. Portanto, usá-lo pode acabar custando caro.

A segunda dica é organizar o seu orçamento. Se conhecermos bem nossas despesas e receitas, fica mais fácil prever quanto dinheiro teremos em determinado momento. Assim, é possível evitar ficar no vermelho e precisar recorrer ao cheque especial. Faça uma planilha com todas as suas despesas e receitas, analise e veja onde é possível fazer cortes ou economias.

A terceira dica é criar uma reserva de emergência. Ter um dinheiro guardado para situações imprevistas pode evitar que você precise recorrer ao cheque especial. Idealmente, essa reserva deve ser suficiente para cobrir seus gastos por pelo menos três meses.

Por fim, se mesmo assim você precisar usar o cheque especial, busque quitar essa dívida o mais rápido possível. Quanto mais tempo demorar para pagar, mais juros você pagará.

Busque por educação financeira e se livre das dívidas

Adquirir educação financeira é um passo fundamental para evitar dívidas e ter uma vida financeira mais saudável. Mas onde você pode adquirir esses conhecimentos importantes? Aqui estão algumas sugestões.

Comece com livros sobre o tema. Há uma variedade incrível de livros que abordam o assunto, tanto para iniciantes quanto para aqueles que já têm algum conhecimento. Alguns títulos populares incluem “Pai Rico, Pai Pobre” de Robert Kiyosaki, “O Homem Mais Rico da Babilônia” de George S. Clason, entre outros.

Além disso, a internet é uma grande aliada. Existem inúmeros blogs, sites e canais do YouTube dedicados à educação financeira. Além disso, cursos online também são uma ótima opção. É uma oportunidade de aprender no seu próprio ritmo e de acordo com sua disponibilidade.

Consultar um consultor financeiro também pode ser útil. Esse profissional pode orientar você sobre o melhor caminho a seguir, de acordo com suas necessidades e objetivos específicos. E, por fim, não se esqueça das instituições de ensino. Muitas universidades e escolas técnicas oferecem cursos de educação financeira, tanto na modalidade presencial quanto a distância.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.