Reserva de emergência: onde guardar? quanto deve ser? Tire todas as suas dúvidas!

Entenda como montar a sua reserva de emergência de uma forma simples e tire todas as suas dúvidas

A reserva de emergência é uma economia que uma pessoa realiza para suprir as suas necessidades em momentos de dificuldades financeiras. Os imprevistos sempre podem acontecer. Por isso, é importante estar sempre preparado para enfrentá-los, pois ninguém sabe quando eles poderão chegar.

Basicamente, a reserva de emergência é um fundo que você deve levantar para cobrir as suas despesas por um determinado período. Assim, se você perder o emprego, por exemplo, ainda poderá manter o mesmo padrão de vida e não sacrificar as suas finanças.

Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como montar a sua reserva, onde mantê-la guardada e qual é o valor ideal. Por isso, reunimos todas as informações que você precisa saber nesta matéria para tirar todas as suas dúvidas. Confira agora mesmo!

Reserva de emergência: qual o valor ideal?

O valor da sua reserva de emergência deve ser capaz de suprir as suas necessidades diante de um imprevisto. Mas como saber o valor exato?

Tudo vai depender da realidade de cada pessoa e da sua estabilidade financeira. Por exemplo: você acha que a reserva de emergência de um funcionário público concursado deve seguir o mesmo padrão de um microempreendedor? Provavelmente não, pois o microempreendedor pode ter muito mais risco financeiro do que um concursado.

Sendo assim, este é o primeiro ponto que você deve se atentar. Especialistas afirmam que o valor mínimo da reserva de emergência deve ser igual a 6 meses do seu custo de vida.

Então, se o seu custo mensal é de R$ 2 mil, a sua reserva deve ser de, no mínimo, R$ 12 mil. Este valor irá te garantir estabilidade em caso de perda total da sua renda.

Onde guardar?

Em primeiro lugar, é muito importante você guardar em uma conta que você não realize movimentações com frequência, como na conta bancária em que você paga as despesas mensais e utiliza durante o mês.

Além disso, um fator muito importante para a reserva é que ela precisa estar sempre disponível, pois você pode precisar a qualquer momento.

Outro ponto a destacar é a rentabilidade. Isso porque deixar o dinheiro parado no tempo poderá fazê-lo perder valor por conta da inflação. Por isso, escolha um local onde há rendimento, pelo menos, igual a inflação.

São boas opções para guardar a sua reserva de emergência:

  • Tesouro Selic;
  • CDB que rende, no mínimo, 100% do CDI;
  • Contas e carteiras digitais que rende 100% do CDI.

Diferente do que muitas pessoas pensam, a poupança não é um bom lugar para guardar a sua reserva. Isso porque, apesar de ser muito segura, ela rende abaixo da inflação e fará o seu dinheiro perder valor ao longo do tempo.

Dicas para montar a reserva de emergência

Muitos ainda encontram dificuldades para começar a sua reserva. Por isso, selecionamos algumas dicas práticas que irão te ajudar:

  • Comece com pouco: Muitos acham que precisam guardar um valor exorbitante por mês para montar a sua reserva. No entanto, a constância é muito mais importante do que a quantidade;
  • Faça renda extra: Não encontra nenhuma forma de inserir as retiradas mensais para emergência do seu salário? Então este é o momento ideal para você começar a fazer uma renda extra;
  • Reserve também para os seus sonhos: O planejamento financeiro não serve para te privar de viver. Mas sim, para te proporcionar mais momentos de realizações com tranquilidade. Por isso, se planeje para destinar um valor para cada objetivo;
  • Não utilize o dinheiro sem ter uma real necessidade de emergência: Tenha uma coisa em mente: o dinheiro da reserva de emergência serve exclusivamente para EMERGÊNCIAS. Comprar um sapato novo ou ir ao cinema não é uma emergência. Por isso, conscientize-se de que esta é uma segurança financeira para você.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.