Junho começa com GRANDE ALERTA para os motoristas brasileiros

O mês de junho começa com grande alerta para motoristas brasileiros de todos os estados. Isso porque, atualmente, um golpe relacionado às multas de trânsito tem sido aplicado em muitas pessoas.

Aparentemente, a vítima recebe um boleto que corresponde a uma possível infração de trânsito, cobrando o valor da multa. Porém, trata-se de um documento falso, que serve apenas para roubar o dinheiro da vítima.

Em alguns casos, a pessoa pode até ter cometido alguma infração, mas acaba pagando o boleto falso e, mais tarde, deparando-se com o boleto verdadeiro em aberto.

Para não cair nesse tipo de golpe e ter mais informações precisas sobre essa situação, leia este conteúdo até o fim e mantenha-se informado para proteger a sua vida financeira. Vamos lá!

Junho começa com GRANDE ALERTA para os motoristas brasileiros

Talvez você já tenha cometido, ou conheça alguém que cometeu, alguma infração de trânsito. Quando isso acontece, a multa é gerada e enviada até à residência do infrator. O valor varia sempre de acordo com o tipo de infração e grau de gravidade.

Dentro desse cenário, muitos brasileiros pagam a multa assim que recebem o boleto em casa, a fim de não correr o risco de perder a CNH, por exemplo. Por isso, acabam não averiguando a veracidade da infração, crendo que o documento é realmente verdadeiro.

O problema é que, há certo tempo, algumas pessoas têm recebido cobranças falsas. Isto é, golpistas estão enviando “multas” para a casa dos motoristas, cobrando valores que são iguais aos que seriam cobrados pelos órgãos competentes, mas sem que a pessoa tenha cometido infração alguma.

Em alguns casos, a pessoa pode até ter cometido a infração, o que torna o golpe mais difícil de ser detectado. Se o infrator sabe que cometeu um equívoco no trânsito, pagará a multa falsa sem se dar conta de que não se trata de um documento real. E, mais tarde, terá que pagar a multa novamente, só que para o órgão responsável.

Afinal, como detectar a multa falsa?

Devemos ter em mente que os golpistas têm trabalhado cada vez mais para deixar os seus documentos falsos muito parecidos com os reais. Em muitos casos, eles fotografam o carro da vítima, têm acesso ao número da placa e, a partir desse dado, encontram o endereço. Em seguida, enviam a multa fake que leva ao prejuízo monetário da vítima.

Porém, existem alguns pontos que podemos considerar para detectar a validade desse tipo de documento, como:

  • Você pode entrar em contato direto com o órgão competente que emite a multa de trânsito. Desse modo, poderá confirmar se é verdadeira ou não.
  • Se além da notificação da multa você não receber o chamado “Auto de Infração”, há grandes chances de ser um golpe. Isso porque, normalmente, antes de o boleto chegar, a pessoa recebe o Auto de Infração. Se isso não aconteceu, cuidado!
  • Na hora de pagar o boleto, verifique para quem o dinheiro está sendo enviado. Aplicativos de pagamento, como de alguns bancos, fornecem essas informações quando você está pagando um boleto. Portanto, verifique se o dinheiro será realmente enviado ao órgão responsável ou a outro local/pessoa.

Na dúvida, entre em contato com o Detran do seu estado para verificar a sua situação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.