Estudar a Idade Média com séries é possível; confira algumas sugestões

Descubra as opções que separamos

Estudar a Idade Média com séries é possível: descubra quais são as opções para você

A Idade Média é um período da história que começa com a queda do Império Romano, em 476 d.C., e que termina no ano de 1453 d.C., com a Queda de Constantinopla. Vale lembrar que alguns historiadores afirmam que o período teria, na verdade, terminado em 1492, com o início das Grandes Navegações.

Os acontecimentos das duas fases do período, Alta e da Baixa Idade Média, são abordados com muita frequência por questões de história geral dentro das principais provas do país, com um destaque para as provas dos vestibulares e a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa maneira, é muito importante que você não somente estude esses assuntos com atenções, mas também os revise com frequência. Uma boa forma de fazer isso é por meio de séries.

Para te ajudar, o artigo de hoje separou algumas sugestões de séries podem ser usadas para os estudos sobre a Idade Média. Vamos conferir!

The Last Kingdom

A trama de The Last Kingdom acontece durante Alta Idade Média ou, mais especificamente, no século IX. A série aborda as acontecimentos que envolvem os diversos reinos da Inglaterra medieval e o modo de vida dos guerreiros da época, que se encontravam em constantes embates por territórios.

Os Pilares da Terra

Os Pilares da Terra é um seriado baseado no romance homônimo do escritor Ken Follett.

Os episódios da série retratam o processo de construção de uma catedral no século XII na Inglaterra medieval, dando particular destaque para as relações sociais, políticas e religiosas da época, bem como as técnicas de construção e a arquitetura peculiar da catedral.

Templários

Como o seu próprio nome diz, Templários aborda a história dos membros desse grupo ao longo dos anos depois de sua criação no ano de 1128.

Além disso, a narrativa retrata as perseguições que seriam sofridas pelos Templários, tanto por parte de reis como por parte de alguns setores da Igreja.

Marco Polo

Os episódios do seriado Marco Polo abordam a história de Marco Polo, navegador italiano que esteve presente na corte de Kublai Khan, poderoso governante do Império Mongol.

A série aborda importantes aspectos da história medieval, como o comércio de especiarias, a expansão da navegação e a denominada Rota da Seda.

Vikings

Uma boa sugestão de série para estudar a Idade Média é Vikings, seriado que retrata a história do herói viking Ragnar Lothbrok e seus filhos, que enfrentam conflitos políticos e militares em busca de poder.

Esse seriado oferece para os seus espectadores uma visão interessante sobre a sociedade viking, seus costumes, crenças e relações com outras culturas. Lembre-se de que os vikings foram muito importantes para a idade média como um todo.

Os Borgias 

Os Borgias aborda os episódios mais importantes que envolvem a família Borgia, uma dinastia italiana que ocupou cargos extremamente importantes no século XV. 

Dentre os principais membros dessa família, podemos citar o papa Alexandre VI, cujas controvérsias são retratadas pelos episódios do seriado. 

A Catedral do Mar

A Catedral do Mar é uma série que retrata a vida de um jovem camponês do século XIV. Porém, em determinado momento, o protagonista assiste a morte de seu pai por um senhor feudal. 

Os episódios desse seriado oferecem aos espectadores um panorama da hierarquia medieval, das relações entre camponeses e nobres, do funcionamento do sistema feudal, do poder da Igreja Medieval e da descentralização do poder dos monarcas.

Separamos apenas algumas das tantas séries que podem ser usadas ao longo do seu processo de estudo sobre a Idade Média e os eventos desse período. Tenha em mente que o principal é escolher aquelas que mais se adequam aos seus interesses e necessidades de aprendizado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.