Datas dos principais vestibulares 2024: descubra quais são elas

Confira!

Datas dos principais vestibulares 2024: confira!

Todos os estudantes que pretendem prestar um ou mais vestibulares devem ter em mente que diversas datas são divulgadas pelas comissões organizadoras e que nem sempre é fácil memorizar todas elas.

A organização deve ser a sua aliada nesse processo, já que existem diversas datas e etapas ao longo dos processos seletivos que podem provocar confusão.

Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com as datas dos principais vestibulares que acontecerão no ano de 2023 (e que irão permitir o ingresso dos aprovados no ano de 2024). Confira!

USP: Universidade de São Paulo

A USP, Universidade de São Paulo, é uma das instituições de ensino mais renomadas do Brasil e oferece diversos cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento. O vestibular é organizado pela Fuvest e dividido em duas fases.

Em 2023, a primeira fase será aplicada em 19 de novembro e a segunda nos dias 17 e 18 de dezembro de 2023.

É importante ressaltar também que o período de inscrições irá acontecer entre o dia 17 de agosto e o dia 6 de outubro de 2023.

Unicamp: Universidade Estadual de Campinas

A Unicamp, Universidade Estadual de Campinas, é considerada uma das melhores universidades de toda a América Latina e possui um vestibular muito concorrido.

Em 2023, a primeira fase das provas será aplicada em 29 de outubro e a segunda, por sua vez, nos dias 03 e 04 de dezembro.

Também tenha em mente que o período de inscrições irá acontecer entre o dia 1 de agosto e o dia 1 de setembro de 2023.

UFRJ: Universidade Federal do Rio de Janeiro

A UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, é uma das principais instituições de ensino superior do Brasil.

A próxima edição do vestibular irá acontecer em duas fases distintas, sendo a primeira nos dias 12 e 13 de novembro de 2023 e a segunda no dia 14 de janeiro de 2024.

ITA: Instituto Tecnológico de Aeronáutica

O ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, é uma instituição militar de ensino superior que oferece diferentes cursos. O seu vestibular é considerado um dos mais concorridos e difíceis do Brasil.

As datas previstas para o vestibular ITA 2024 são as seguintes: 

  • Inscrições: de 1º de junho a 15 de julho de 2023
  • Primeira fase: 08 de outubro de 2023
  • Segunda fase: 07 e 08 de novembro de 2023

Unesp: Universidade Estadual Paulista

Também não poderíamos deixar uma das principais universidades do país de fora da lista, não é mesmo?

A Unesp é uma universidade muito ambicionada por estudantes de todo o país. Os candidatos poderão se inscrever para participar da próxima edição do vestibular entre os dias 4 de setembro e 9 de outubro de 2023.

O vestibular da Unesp irá acontecer em duas etapas diferentes: a primeira delas irá acontecer no dia 15 de novembro de 2023, enquanto a segunda fase será aplicada nos dias 10 e 11 de dezembro de 2023.

Atenção: busque outras formas de ingresso

Não se esqueça de que diversas universidades brasileiras possuem mais de uma forma de ingresso. Dessa maneira, você também deve buscar informações sobre os outros processos seletivos ao lado do vestibular de seu interesse.

Além disso, busque criar um calendário que contenha as principais datas para que você consiga se manter sempre organizado ao longo de todo o seu período de preparação para os principais vestibulares do país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.