Escuta empática: O que é? Quais os benefícios?

escuta empática pode trazer uma série de benefícios para a vida pessoal e profissional. Por meio dela, escutamos atentamente o que o outro tem a nos dizer e, além disso, podemos dar suporte emocional  – quando solicitado.

Quer saber mais sobre essa escuta? Quer entender como podemos nos beneficiar com essa prática? Então confira este texto!

O que é a escuta empática?

A escuta empática está envolvida, obviamente, com a empatia. Sendo esta a nossa capacidade de se colocar no lugar do outro, tentando compreender um pouco mais sobre o que o nosso interlocutor está sentindo.

Assim, construímos uma relação mais próxima e podemos auxiliar a outra pessoa, dando a ela o suporte emocional adequado e apresentando a nossa compreensão e apoio. Claro que esse tipo de escuta deve acontecer de forma sincera, e sem querer invadir a vida do outro, ok? Ou seja, o indivíduo precisa solicitar a sua opinião sincera, o seu suporte e o seu apoio emocional.

Quais os benefícios da escuta empática?

São diversos os benefícios que a escuta empática pode nos oferecer. Primeiro porque ela nos ajuda a escutarmos ativamente o que o outro tem a dizer, segundo porque podemos aprender muito com a experiência alheia.

Abaixo elencamos essas e outras qualidades interessantes desse tipo de escuta. Veja:

1. Melhora as relações interpessoais no trabalho e na vida pessoal

Quando aprendemos a escutar de maneira empática, as nossas relações interpessoais no trabalho e na vida pessoal tendem a melhorar. Isso porque passamos a escutar a dor e as angústias do outro, conseguindo compreendê-lo de uma forma muito mais profunda e humana.

Essa conexão nos ajuda a evitar alguns tipos de julgamentos, além de quebrar preconceitos que costumamos nutrir dentro de nós e nem percebemos.

Experimente se colocar no lugar de quem está falando – você verá o quanto as suas relações terão outra imagem a partir de agora.

2. Ajuda no desenvolvimento pessoal

O desenvolvimento pessoal também poderá acontecer. Isso porque quando temos contato com outras histórias de vida, e vemos o quanto as dores e angústias do outro podem ser profundas, aprendemos a enxergar o nosso próprio cotidiano de outra forma.

Percebemos a força do outro e a força que existe dentro de nós, mas que nem sempre nos damos conta. E isso abre a nossa mente para uma nova visão de vida. Desencadeando um desenvolvimento pessoal interessante.

3. Auxilia na hora de absorvermos novos conhecimentos de vida

A escuta empática também pode nos ajudar a absorver novos conhecimentos de vida. Deixamos de lado aquela ideia de escutar o outro no piloto automático, e passamos a fazer parte da história que está sendo contada.

Isso nos ajuda a entender novas sensações que correm dentro de nós enquanto imaginamos a situação. E assim, passamos a adquirir novos conhecimentos de vida, que podem ser muito valiosos.

Da mesma forma, tudo isso nos ajuda na hora de darmos o suporte adequado ao nosso amigo ou colega de trabalho. E, assim, viabilizamos uma relação mais saudável e uma maior união entre quem fala e quem escuta. Experimente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.