Empresa lança cartão de crédito para quem tem restrição e nota baixa

Já existe um novo cartão de crédito para aqueles brasileiros que colocaram como meta se organizar melhor financeiramente em 2022. A alt.bank é uma fintech que acaba de lançar um novo cartão de crédito com foco em atender quem tem pouco ou nenhum histórico de crédito.

O perfil de “poupadores”, pessoas que veem o cartão como um instrumento de organização financeira, são o foco em ambos os casos. Ainda que pareça contraditório para um serviço de cartão de crédito, a empresa alt.bank trouxe duas novas funções.

Uma das novas funcionalidades se chama “construtor de crédito”, que permite o uso de quem tenha restrições de crédito. As restrições podem ser em caso de não ter histórico com a instituição financeira ou por ter limitações em birôs de crédito.

O cliente realiza um depósito e passa a poder usar o cartão de crédito. O depósito serve como garantia para que a empresa não tenha riscos de inadimplência. Ou seja, o limite do cartão é gerado através do próprio valor depositado pelo cliente.

Entenda as funções desse novo cartão de crédito

À primeira vista, a função se parece a de um cartão pré-pago. Porém, esse serviço faz com que o banco conheça melhor o perfil do cliente ao longo do tempo. Assim, é possível que se deixe de exigir a necessidade dessa garantia. O cliente é quem escolhe o valor da garantia, passando a ser o limite do mesmo.

Fábio Silva, que é o diretor-geral do alt.bank no Brasil comentou sobre a nova função do cartão de crédito. “A função ‘construtor de crédito’ serve para as pessoas com restrição de acesso ao crédito construírem uma história de crédito ao mesmo tempo que usam o produto. Além disso, o dinheiro guardado rende 100% CDI diariamente, o que ajuda a pessoa a construir também sua riqueza”.

Em outras instituições financeiras, o limite geralmente é aumentado gradualmente durante o passar do tempo, em outras se oferece total liberdade para mexer no valor. O alt.bank tem a proposta de diariamente ajustar o limite do cliente levando em consideração seu comportamento financeiro e grau de comprometimento de renda. Essa seria a função “limite de crédito”.

Por que essa dinâmica é importante ao cliente?

Silva ainda explica que o limite do cartão de crédito dinâmico auxilia as pessoas a ter mais responsabilidade financeira. Nesse caso, segundo ele, não é somente ela que determina quanto deseja ter de limite.

O diretor diz que o alt.bank possui algoritmos que se baseiam em inteligência artificial e machine learning. Estes “aprendem” com o tempo qual é o perfil de comportamento do cliente. Assim, é possível “cruzar” com outras de suas informações sobre ela, definindo assim um limite para o cartão de crédito que seja mais adequado para o momento que se está vivendo.

Importante dizer que não é possível que o interessado esteja nas duas modalidades. Porém, o alt.bank espera que os clientes da função “construtor de crédito” possam no decorrer do tempo migrar para a funcionalidade “limite dinâmico de crédito”. Isso ocorre desde que provem que são bons pagadores.

O produto foi criado em especial para pessoas que desejam usar o cartão de crédito de forma planejada. Brad Liebmann, fundador do alt.bank, comentou que “ao pagar o cartão integralmente todos os meses e acumular rendimentos, em vez de pagar taxas predatórias,  ajudamos na saúde financeira de nossos clientes e suas famílias”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.